Teresina mostra falência na atenção básica à Saúde e fica em 213º lugar no Piauí
A capital perde para Guaribas, o símbolo da fome e miséria encontrados por Lula, em 2003
Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostrou que Teresina ocupa hoje o 213° lugar do estado em Atenção Primária à Saúde (APS). A capital, que já esteve em primeiro lugar do ranking, agora não se posiciona sequer na metade da lista que analisa as 224 cidades do Piauí.

Teresina pontuou apenas 168,83 de desempenho. Até a cidade de Guaribas, considerada o símbolo da fome e miséria encontrados por Lula, em 2003, ocupa posição melhor, ficando em 203º.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A situação a nível nacional pode ser ainda mais preocupante. O Ministério da Saúde utiliza alguns fatores para avaliar a qualidade do serviço ao cidadão pela Rede de Atenção Primária. São 7 indicadores nas áreas de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. A avaliação tem foco nas consultas, proporção de crianças vacinadas, realização de exames para detecção de sífilis e HIV, atendimento odontológico, dentre outros.
De acordo com os fatores avaliados, o Ministério dá uma nota para o desempenho da cidade. Liderando o ranking das cidades piauienses aparece o município de Caldeirão Grande do Piauí, com 827,0 de desempenho e em último lugar está Sebastião Barros com desempenho medido em 4,10.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (SENATEPI), Erick Riccely, lembra que a Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada para os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cuja responsabilidade constitucional é dos municípios brasileiros.
“No ano passado fizemos muitas denúncias sobre a falta de investimentos e total descaso da atual gestão municipal para com a saúde pública da nossa capital. Chegaram a dizer que era perseguição com o antigo gestor da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, mas agora temos a prova de que um setor tão importante para a sociedade está abandonado.”, afirma.
Veja aqui o ranking completo e a pontuação dos municípios do Piauí.
Fonte: Ranking Previne Brasil