Com estoque baixo, maternidade pede doação de leite materno para bebês
Para doar o leite materno, a mãe precisa estar com seu bebê saudável e seguir os critérios de doação
A Maternidade Dona Evangelina Rosa está com estoque baixo de leite materno para alimentação de 80 bebês recém-nascidos.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite humano da maternidade, Vanessa Paz, quando não há leite suficiente para fazer a cobertura de todos os bebês prematuros, o leite é distribuído aos que precisam mais dos nutrientes e aqueles que estão menos prematuros recebem alimento misto.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Hoje nós cobrimos um percentual [de bebês prematuros] e para isso é observado o grau de prematuridade, o peso ao nascer. Então os bebês numa condição clínica mais favorável, em aleitamento misto, infelizmente às vezes a gente procura os substitutos, o que não é ideal para o prematuro”, explicou a coordenadora ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde.
A maternidade é o único posto de coleta do estado que realiza todo o processamento e controle de qualidade do leite doado. Também existem postos de coleta em Parnaíba e Floriano. Em Teresina também há outros dois postos de coleta.
O material recebido de doações nesses postos é enviado para Teresina e tratado na maternidade para ser enviado de volta aos municípios.
Para doar o leite materno, a mãe precisa estar com seu bebê saudável e seguir os critérios de doação do Regulamento Técnico previsto na Anvisa. A retirada do alimento pode ser feita em casa, sem a necessidade de descolamento até o posto de coleta e há um manual de como fazer o procedimento de forma correta no site da maternidade.
Os outros três pontos de coleta em Teresina estão na Maternidade Wall Ferraz, Maternidade Buenos Aires e Maternidade do Satélite. Em Parnaíba o ponto de coleta é o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes.
É possível entrar em contato com o Banco de Leite Humano para sanar dúvidas através do telefone 0800 280 2522 ou (86) 3228-2022.
Fonte: Com informações da Mder