Depois de incêndio, hospital do Dirceu deve ser reinaugurado em 28 de abril
Um incêndio de pequenas proporções atingiu a sala de repouso da unidade em 19 de março
O Hospital do Dirceu II, localizado na zona Sudeste, deve ter a reforma concluída e entregue até 28 de abril, informou a prefeitura de Teresina, nessa segunda-feira (17). O local passa por restauração, depois que um incêndio de pequenas proporções atingiu a sala de repouso da unidade.
A obra, é conduzida pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Centro). Segundo o chefe da pasta, o hospital ganhará um tomógrafo, para acelerar a realização de exames de tomografia computadorizada sem a necessidade de traferência de pacientes para outras unidades hospitalares.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
"Reformamos toda a ala de repouso feminina, o banheiro, toda a parte do teto das enfermarias e também estamos fazendo uma revisão e manutenção elétrica na parte da enfermaria, e no dia 28 iremos entregar esse hospital reformado”, disse o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho.
A unidade oferece atendimentos de urgência e emergência, endocrinologia, dermatologia, cardiologia, ortopedia, psiquiatria, nutrição, entre outros atendimentos, tanto no ambulatório quanto na parte de internação.
Incêndio
O Hospital Alberto Neto atende diariamente uma média de 400 pacientes e conta com 46 leitos de internação. Mas teve parte do serviço paralisado em 19 de março, por conta de um incêndio.
O incêndio foi debelado pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que constatou que as chamas iniciaram na instalação de um ar condicionado de uma sala de repouso.
No momento do incidente estavam internados 46 pacientes, 13 em condições de alta hospitalar. Uma delas chegou a falecer, devido a inalação de fumaça, alega um familiar da vítima.
Os danos materiais causados foram de quatro beliches com colchões, frigobar, armário grande de metal, ar-condicionado, além de bens materiais pessoais. A estrutura do forro também foi totalmente destruída.
Paciente não resiste á inalação de fumaça
Rosa Maria, de 80 anos, era uma das pacientes internadas na unidade hospitalar, mas faleceu no dia seguinte (20). A irmã da idosa explicou que ela já estava em recuperação quando o incêndio começou e não tinha problemas respiratórios.
Ela foi retirada do local por familiares, cerca de 30 minutos depois do início do fogo, pois a quantidade de pacientes era grande para os funcionários designados à retirada e transferência dos pacientes do hospital.
Depois de ser transferida a idosa, ficou na enfermaria do Hospital universitário e em seguida, ao ter piora no quadro, seria transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas faleceu antes.
Matérias relacionadas:
Incêndio atinge hospital e pacientes são transferidos em Teresina
Mais de 30 pacientes são transferidos e Hospital do Dirceu passa por vistoria
Corpo de Bombeiros dá detalhes da atuação no incêndio no hospital do Dirceu II
Mulher diz que paciente inalou fumaça e morreu depois de incêndio em hospital
Corpo de Bombeiros realiza vistoria no Hospital do Dirceu
FMS abre ambulatórios especiais para atender usuários do Hospital do Dirceu
FMS inicia obras de reparo do Hospital Alberto Neto depois de incêndio
Reforma no Hospital do Dirceu II deve ser concluída em 30 dias, diz SAAD
Fonte: Portal AZ