Servidores denunciam descaso em UBS de Teresina

Representantes identificaram falta de materiais e aparelhos danificados durante fiscalização

Por Redação do Portal AZ,

Servidores públicos municipais que trabalham no bairro Parque Universitário denunciam a precariedade da Unidade Básica de Saúde Félix Francisco Pereira Batista. 

Foto: Divulgação/SindisermServidores denunciam descaso em UBS de Teresina
Servidores denunciam descaso em UBS de Teresina

Em uma fiscalização, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) identificou falta de materiais e aparelhos danificados.

De acordo com o Sindiserm, a fiscalização ocorreu neste mês. Entre as irregularidades encontradas está a falta de materiais, aparelhos e móveis danificados, maquinário com problemas de funcionamento e danos na estrutura do prédio, o que coloca em risco os trabalhadores da unidade e a população dos bairros que precisam dos serviços de saúde.

Foto: Divulgação/SindisermServidores denunciam descaso em UBS de Teresina
Servidores denunciam descaso em UBS de Teresina

Na inspeção, foram registrados pelo Sindicato diversos pontos de infiltração no prédio. Também foi flagrado uma médica atendendo na sala de reuniões porque o consultório está sem condições adequadas. 

A sala de atendimento odontológico também está sem funcionar por conta da insegurança nos equipamentos. 

Foto: Divulgação/SindisermA unidade está com aparelhos danificados
A unidade está com aparelhos danificados

“Exigimos que o prefeito José Pessoa e a gestão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) resolvam estes problemas de forma urgente. A comunidade que precisa dos atendimentos quer cuidar da saúde e sai ainda mais adoecida. Os trabalhadores da saúde e os técnicos administrativos estão todos correndo riscos e sofrendo com estas dificuldades”, explica Joaquim Monteiro, da diretoria colegiada do SINDSERM Teresina. 

A UBS Félix Francisco Pereira Batista atende famílias de bairros periféricos da zona leste de Teresina, principalmente da região do Parque Universitário, Satélite e vilas próximas. 

Foto: Divulgação/SindisermUBS Félix Francisco Pereira Batista
UBS Félix Francisco Pereira Batista

Insalubridade 

O sindicato ainda informou que exige o pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade aos profissionais que atuam em serviços essenciais e tenham os riscos comprovados pela legislação.

"Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª Região determinou a realização de perícia técnica em todos os locais de trabalho para servidores públicos efetivos do município de Teresina, lotadas(os) na FMS, com exceção dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias e Servidoras(es) da Enfermagem. A determinação é resultante de uma Reclamação Trabalhista, protocolada no dia 30 de abril de 2021, do SINDSERM em defesa ao recebimento do adicional de insalubridade para servidores da área da Saúde, por desempenharem suas funções em locais insalubres ou estarem expostos a contaminação por coronavírus (COVID-19) durante suas respectivas atividades. Por meio de documento, a entidade sindical reivindicou o pagamento do adicional de insalubridade, correspondendo a 10, 20 ou 40% do vencimento, a depender do agente nocivo.  As visitas técnicas do perito Engenheiro foram determinadas nos autos para serem desempenhadas desde 14 de fevereiro deste ano", disse.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar