Primeira trombectomia mecânica para AVC agudo é realizada no HGV
O paciente recebeu atendimento dentro do período de 4 horas desde o início dos sintomas, após dar entrada na UPA do Renascença, em Teresina, e ser encaminhado para o HGV.
Na última quinta-feira (20), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) alcançou um marco importante ao realizar a primeira trombectomia mecânica no tratamento de AVC agudo, por meio do Programa Linhas de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral. O procedimento, conduzido na sala de hemodinâmica do hospital, é uma técnica minimamente invasiva que visa remover de forma eficaz o coágulo responsável pelo AVC, utilizando materiais específicos.

O paciente recebeu atendimento dentro do período de 4 horas desde o início dos sintomas, após dar entrada na UPA do Renascença, em Teresina, e ser encaminhado para o HGV.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O médico neurointervencionista e coordenador das linhas de cuidados do AVC da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Romilto Pacheco, enfatiza a importância desse avanço no HGV e destaca que o estado está demonstrando sua capacidade de evitar mortes, sequelas e incapacidades ao utilizar recursos disponíveis globalmente.
Graças à implementação do programa Linhas de Cuidado do AVC e do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o Piauí se destaca como referência no tratamento de AVC. Os serviços contam com equipes de teleassistência de neurologia e cardiologia, disponíveis 24 horas para discutir os casos, em colaboração com a regulação, equipes do Samu e unidades hospitalares.
Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destaca a conquista do HGV como o maior hospital público do estado e referência em procedimentos de alta complexidade.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí