Rafael anuncia expansão para mais municípios dos Cocais até fevereiro

O Programa de telemedicina contempla Piripiri e Lagoa de São Francisco; a expansão visa ampliar acesso a especialidades médicas

Por Carlos Sousa,

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta sexta-feira (12), que até o final do mês de fevereiro, mais municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais serão contemplados com o Programa Piauí Saúde Digital. A iniciativa, que atualmente atende Piripiri e Lagoa de São Francisco, foi apresentada ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, durante a visita às unidades de saúde em Piripiri.

Foto: Governo do Piauí/Edição PortalAZRafael Fonteles
Rafael Fonteles

Acompanhados por deputados federais e estaduais, além de outras autoridades, Fonteles e Dias visitaram o Centro de Especialidades Adauto Coelho de Resende, o Centro de Imagem da Secretaria da Saúde e o Espaço de Saúde Indígena Cacique Zé Guilherme.

"Essa integração entre município, Estado e governo federal, por meio de um sistema moderno, inteligente e usando a tecnologia, permite levar à população de qualquer comunidade e município o atendimento de especialistas e exames de forma muito mais facilitada e ágil, melhorando a vida das pessoas", destacou o governador.

O Programa Piauí Saúde Digital, lançado em abril, viabiliza consultas em 10 especialidades por meio de telemedicina, realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS). Já beneficiou cerca de 20 mil piauienses com consultas especializadas nas UBSs das duas cidades contempladas.

"Todos os outros 20 municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais passarão a ter o sistema de telessaúde nas UBSs. O paciente será atendido pelo especialista sem sair de seu município e, se for preciso, se deslocará para Piripiri e Esperantina, que são os municípios-polo, para fazer o exame. O laudo sai em apenas 15 minutos", explicou Fonteles.

O ministro Wellington Dias elogiou o programa, destacando que é uma revolução para áreas distantes e isoladas. Ele ressaltou a importância de ter exames como eletrocardiograma, tomografia e raios X acessíveis para a população.

Durante a visita aos municípios, Rafael e Wellington também acompanham as obras de recuperação da BR-222 e participam de ações do Projeto Sociocultural Comboios, além de assinarem documentos autorizando a retomada do Programa Cisternas, a apresentação de microcrédito para empreendedores do Cadastro Único (CadÚnico), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, e a distribuição de sementes e mudas do Plano Safra 2023/2024 (SAF).

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar