FMS lança ações em Teresina para conscientização e combate à hanseníase
Programação inclui treinamentos, avaliações e rodas de conversa para intensificar diagnóstico e tratamento precoces
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina inicia as atividades do Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase. Sob o lema "Conhecer, Tratar e Acolher", a campanha tem como foco realizar ações educativas e de busca ativa de casos da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Durante todo o mês de janeiro, a FMS planeja uma série de atividades para intensificar o diagnóstico e promover o tratamento precoce da hanseníase. Essas ações abrangerão tanto os contatos de casos já identificados quanto a população em geral. A enfermeira da FMS, Svetlana Coelho, destaca a importância do evento para informar a população sobre a doença e ampliar a busca ativa de pacientes, garantindo tratamento oportuno e interrompendo a cadeia de transmissão.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Dados parciais da FMS revelam que em 2023 foram diagnosticados 195 casos novos de hanseníase em Teresina, com uma taxa de detecção de 22,5 casos por 100.000 habitantes. Um indicador relevante é a taxa de detecção em casos de menores de 15 anos (Hanseníase Infantil), com nove casos novos, correspondendo a uma taxa de 4,38 casos por 100.000 habitantes. Svetlana Coelho destaca que a Hanseníase Infantil indica transmissão recente da doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria, transmitida principalmente pelas vias respiratórias durante o convívio prolongado com pessoas doentes não tratadas. Seus sintomas incluem manchas na pele, diminuição ou perda de sensibilidade, dor, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos, nódulos avermelhados e dolorosos no corpo, entre outros.
A enfermeira enfatiza que o tratamento é mais eficaz quando a doença é diagnosticada precocemente. "É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença. O paciente deixa de transmitir a doença ao iniciar o tratamento medicamentoso, disponível gratuitamente nas 91 Unidades Básicas de Saúde da FMS", esclarece.
Programação Janeiro Roxo:
De 05 a 19/01/2024: Treinamento e mobilização de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas ações de controle da Hanseníase nas UBS.
18/01/2024: Oficinas de Avaliação de contatos de Hanseníase – 2ª etapa na UBS Todos os Santos, das 8h às 12h.
24/01/2024 e 25/01/2024: Roda de conversa com os usuários nas UBS da área da Santa Maria da Codipi.
26/01/2023: Avaliação de contatos de Hanseníase – 2ª etapa na UBS Santa Maria da Codipi, das 8h às 12h.
27/01/2023 (Sábado): Mutirão de Manchas das 8h às 12h.
Região Centro/Norte: UBS Santa Maria da Codipi
Região Sudeste: UBS Reginaldo Castro/Renascença
30/01/2024: Avaliação de contatos de Hanseníase - 2ª etapa na UBS Onesima Nascimento/Arvores Verdes, das 14h às 18h.
31/01/2024: Avaliação de contatos de Hanseníase - 2ª etapa na UBS Irmã Dulce, das 8h às 12h.
Fonte: Governo do Piauí