Hospital Santa Maria conquista certificação inédita entre UTIs no Piauí

A unidade de saúde piauiense é a primeira a receber o selo “UTI Eficiente” da AMIB, com destaque na qualidade e eficiência do atendimento intensivo

Por Carlos Sousa,

O Hospital Santa Maria, com mais de 40 anos de experiência em Teresina, tornou-se a primeira unidade de saúde do Piauí a obter a certificação “UTI Eficiente”, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions. Esta certificação é destinada às UTIs brasileiras que demonstraram boa eficiência no ano anterior.

Foto: ReproduçãoDr. José Noronha
Dr. José Noronha

A AMIB incentiva a adoção de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs brasileiras, promovendo a melhoria assistencial e a segurança dos pacientes. Segundo o coordenador médico das UTIs do Grupo Med Imagem, José Noronha, o certificado reflete a qualidade dos processos assistenciais na terapia intensiva do Hospital Santa Maria.

“Esse certificado é uma prova da qualidade dos processos assistenciais na terapia intensiva do Hospital Santa Maria. Os usuários da unidade podem contar com o reconhecimento da AMIB, chancelando a qualidade de atendimento ao paciente crítico na nossa instituição. Nossos colaboradores também refletem esse reconhecimento na qualidade dos serviços prestados”, afirmou Noronha.

Atualmente, cerca de 1.800 UTIs adultas no Brasil participam do projeto, com 369 unidades recebendo certificações por resultados clínicos superiores e uso eficiente de recursos no cuidado de pacientes críticos.

Noronha também ressaltou que a certificação é fruto de investimentos em estrutura, organização e capacitação da equipe, priorizando a segurança e conforto dos pacientes. “O Hospital Santa Maria investe na melhoria do atendimento de urgência e emergência através da busca incessante por padronização dos processos de trabalho assistenciais, garantindo a sistematização do cuidado e, por consequência, uma maior segurança para o paciente atendido”, afirmou.

A capacitação contínua das equipes é destacada como uma forma de garantir a qualidade dos serviços prestados. “Além disso, as lideranças do hospital seguem em busca contínua da melhoria técnica e assistencial de sua equipe buscando oferecer atendimento de qualidade com profissionais devidamente capacitados”, concluiu Noronha.

Fonte: Ascom

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