Aprender novo idioma traz benefícios à saúde na terceira idade
Aulas de inglês para idosos ajudam a manter a mente ativa e combatem isolamento social, segundo especialistas.
Em um mundo em constante transformação, o aprendizado de um novo idioma pode ser uma atividade valiosa em qualquer fase da vida, inclusive na terceira idade. O Padre Tony Batista, aos 78 anos, é um exemplo dessa busca por conhecimento, retornando às salas de aula para estudar inglês na Wizard Teresina. "Estou muito feliz estudando inglês para manter a mente ativa. A gente estudando, não enferruja", afirma o padre, que integra a turma sênior da escola de idiomas.
A decisão de aprender um novo idioma na terceira idade não é apenas uma questão de interesse pessoal. Estudos apontam diversos benefícios cognitivos e sociais associados a essa prática. Um estudo publicado em 2019 na Frontiers in Psychology revela que atividades intelectualmente estimulantes, como o aprendizado de línguas, podem ajudar a combater o isolamento social e a depressão, além de melhorar a autoestima em pessoas mais velhas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A professora aposentada Telde Leal Lima Melo, de 81 anos, é outra aluna da turma sênior que encontrou mais do que aprendizado na escola de idiomas. "Vim para a Wizard para estimular o cérebro. Sou viúva e todos os meus filhos já saíram de casa. Aqui encontrei apoio na direção da escola, nos professores e nos colegas", compartilha Telde, destacando a importância da comunidade formada no ambiente de estudo.
A professora de inglês, Joseanne dos Santos, destaca como a experiência de vida dos alunos mais velhos enriquece as aulas. "Nossos alunos são extremamente aplicados e trazem suas experiências pessoais para as aulas, o que torna tudo mais dinâmico e interessante", explica Joseanne. Ela também ressalta que a metodologia da escola é inclusiva, adaptada para garantir que alunos de todas as idades, desde crianças até a turma sênior, possam acompanhar o aprendizado com facilidade.
Além de enriquecer o ambiente educacional, a prática de aprender um novo idioma na terceira idade tem benefícios concretos para a saúde. "Não existe uma idade limite para aprender algo novo. Exercitar a mente com o aprendizado de uma nova língua é benéfico para a saúde, ajudando a prevenir algumas doenças neurodegenerativas", conclui Joseanne, reforçando a importância dessa prática para o bem-estar geral dos idosos.
Fonte: Ícone Comunicação