Vacina para a poliomelite será aplicada de forma injetável a partir de novembrpo
A dose via oral, conhecida como "gotinha", será oficialmente aposentada do Brasil. A mudança visa mais segurança e eficácia na prevenção
A vacina oral contra a poliomielite (VOP), amplamente conhecida como "gotinha", será oficialmente extinta no Brasil até o dia 4 de novembro. A decisão marca a transição completa para a vacina inativada contra a poliomielite (VIP), aplicada de forma injetável. A mudança faz parte de uma atualização no calendário de vacinação do país, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI).
De acordo com Ana Frota, representante do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, a VOP, que contém o vírus enfraquecido, em raros casos pode causar poliomielite derivada da vacina, especialmente em regiões com condições sanitárias inadequadas. Isso, combinado com o declínio nas coberturas vacinais, reforçou a necessidade da substituição pela VIP, que é mais segura e eficaz na prevenção.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A nova estratégia prevê a aplicação de doses injetáveis aos 2, 4, 6 e 15 meses de vida, eliminando a necessidade do reforço aos 4 anos. Desde 1989, o Brasil não registra casos de poliomielite, mas as baixas taxas de imunização nos últimos anos alertam para a importância de manter a proteção adequada contra o vírus.
Essa mudança busca fortalecer o combate à doença, especialmente em um cenário global onde surtos ainda ocorrem, como na Faixa de Gaza, reforçando o papel da vacinação injetável na erradicação completa da pólio.
Fonte: Com informações da Agência Brasil