Creatina: para quem é indicada?
Se você quer a resposta para todas essas perguntas, basta conferir até o final deste conteúdo e conferir tudo que você precisa saber sobre para quem a creatina é indicada!
A creatina é um dos suplementos alimentares mais estudados e utilizados no mundo do esporte e do condicionamento físico. Famosa por seus benefícios em melhorar o desempenho e favorecer o ganho de força, a creatina também é uma substância que ocorre naturalmente no corpo, principalmente armazenada nos músculos.
Além disso, ela pode ser consumida na alimentação, especialmente em carnes e peixes. Mas será que a creatina é indicada para todas as pessoas? E quais são os seus principais benefícios no organismo de quem faz a suplementação?
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Para quem quer aumentar a força e o desempenho físico
A creatina é especialmente indicada para pessoas que querem aumentar a força e o desempenho físico. Ou seja, pessoas que praticam esportes de alta intensidade e curta duração, como musculação, crossfit, lutas e corridas de velocidade podem ter a creatina como uma poderosa aliada.
Isso acontece porque ela contribui para a produção rápida de energia, favorecendo o desempenho em atividades intensas.
De uma forma resumida, a creatina é convertida em fosfocreatina dentro dos músculos, uma substância que ajuda a repor o ATP (adenosina trifosfato), a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios. Dessa forma, a suplementação aumenta a quantidade de fosfocreatina nos músculos, garantindo:
energia extra em treinos de alta intensidade e permitindo realizar mais repetições;
levantamento de cargas mais pesadas;
treinar com mais intensidade e por mais tempo.
Para quem quer ganhar massa muscular
O segundo público para quem a creatina é indicada é para quem quer ganhar massa muscular. Isso acontece porque, além de proporcionar mais força nos treinos, o que facilita o crescimento muscular, a creatina também auxilia na retenção de água dentro das células musculares.
E consequentemente, esse efeito osmótico, onde há retenção de água dentro do músculo, cria um ambiente favorável ao anabolismo, favorecendo o crescimento dos músculos e uma aparência mais volumosa. Ou seja, o crescimento muscular acontece de forma mais eficaz, e é possível conquistar um físico mais definido e resistente.
Porém, é importante lembrar que para ter bons resultados, é preciso consumir o que chamamos de creatina com laudo, ou seja, suplementos que contenham um certificado comprovando a sua pureza.
Para quem quer auxiliar a recuperação muscular
A terceira indicação da creatina é para quem quer auxiliar a recuperação muscular após treinos intensos. Isso porque, durante esses treinos, os músculos sofrem microlesões que precisam ser reparadas, e a creatina ajuda nesse processo de reconstrução das fibras musculares.
Além disso, o suplemento também auxilia na redução da inflamação muscular e acelera o tempo de recuperação, permitindo que o praticante consiga retomar os treinos mais rapidamente. Ou seja, para quem treina com frequência ou faz sessões intensas, a creatina pode ser uma aliada importante para minimizar dores e o risco de lesões, além de ajudar a manter uma rotina de treinos constante e de alto desempenho.
Para veganos e vegetarianos
Veganos e vegetarianos também podem se beneficiar muito com a suplementação de creatina, já que este composto é encontrado em altas concentrações nas carnes e peixes. Como a dieta desses grupos exclui esses alimentos, a ingestão natural de creatina é reduzida, o que pode impactar no desempenho e na energia muscular.
Portanto, para esse grupo, a suplementação de creatinas de origem sintética é especialmente recomendada para melhorar os níveis energéticos e potencializar os benefícios dos treinos.
Para idosos
Por fim, a creatina tem sido indicada também para idosos, especialmente no caso daqueles que desejam preservar a força e a massa muscular. Com o envelhecimento, a perda de massa muscular e a redução de força são processos naturais, mas a creatina pode ajudar a diminuir esses efeitos, proporcionando mais qualidade de vida.
Estudos também indicam que a suplementação de creatina em idosos pode contribuir para manter a massa magra e aumentar a capacidade física. Isso pode ser especialmente benéfico para a mobilidade, o que ajuda a prevenir quedas e a manter a independência.
Agora que você sabe para quem a creatina é indicada. Então que tal consultar o seu nutricionista para avaliar as suas necessidades energéticas e encontrar a melhor opção de creatina para a sua rotina?
Fonte: Assessoria de Imprensa