Ministério da Saúde amplia idade para vacinação contra dengue em todo o país
A medida permite aplicação em públicos e municípios adicionais afim de evitar o desperdício
O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (14), a ampliação da faixa etária para receber a vacina contra a dengue em casos específicos. De acordo com a nova diretriz, imunizantes próximos à data de vencimento poderão ser aplicados em pessoas fora da faixa etária originalmente estipulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as doses poderão ser remanejadas para municípios que ainda não foram contemplados com a vacinação.

A medida tem como objetivo evitar desperdício e garantir que todas as vacinas adquiridas sejam utilizadas, ampliando a proteção contra a doença. A decisão foi oficializada por meio de uma nota técnica enviada a todos os estados e ao Distrito Federal.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Novas regras para ampliação da vacinação
Com a mudança, as vacinas que tiverem até dois meses de validade poderão ser destinadas a novos municípios ou aplicadas em pessoas com idades entre 6 e 16 anos. Já para as doses com apenas um mês restante até o vencimento, a estratégia poderá ser ainda mais abrangente, permitindo a imunização de indivíduos entre 4 e 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Atualmente, no SUS, a vacina contra a dengue é destinada a pessoas de 10 a 14 anos que residem em municípios prioritários, definidos com base na situação epidemiológica e acordados na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação do público-alvo dependerá da disponibilidade de doses e da situação epidemiológica de cada estado e município. Além disso, as unidades federativas deverão comunicar a pasta sobre a implementação da estratégia temporária.
Para garantir o acompanhamento do esquema vacinal, todas as doses aplicadas deverão ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), permitindo o controle da segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.
Esforços para ampliar a cobertura vacinal
A vacinação contra a dengue no Brasil começou em fevereiro de 2024, inicialmente em 315 municípios. Desde então, o programa foi ampliado, chegando a 1.921 cidades. O Brasil foi o primeiro país do mundo a disponibilizar o imunizante no sistema público universal.
Apesar dos avanços, os índices de adesão à vacinação ainda preocupam. Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais alarmante entre os adolescentes: aproximadamente 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose, necessária para garantir a imunização completa.
Fonte: Com informações da Agência Brasil