Charles Silveira pede exoneração da FMS e Francisco Pádua assume presidência
Novo presidente promete dar continuidade às melhorias na saúde pública de Teresina
O professor Charles Silveira pediu exoneração do cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, cargo que agora será ocupado pelo dr. Francisco Pádua. Cirurgião-dentista especializado em saúde pública, Pádua é servidor do órgão e já possui uma longa trajetória na FMS, tendo atuado em diversas funções de gestão, como diretor de Assistência em Saúde e chefe de gabinete.

Ele ressaltou a honra e o compromisso em assumir a presidência: “Estou ciente das responsabilidades e desafios inerentes a este novo cargo e considero crucial dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo professor Charles Silveira. Já manifestei minha gratidão ao prefeito pela confiança depositada e irei trabalhar para alcançar resultados positivos na assistência à saúde da população”, declarou.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Charles Silveira informou que sua saída foi motivada por questões administrativas e não políticas, reafirmando seu apoio à gestão do prefeito Sílvio Mendes. Ele agradeceu à equipe gestora da FMS e destacou o trabalho realizado desde o início da nova gestão. Atuamos com lisura e retidão para conduzir os processos da FMS, que foi encontrada com uma rede de saúde colapsada, mas trabalhamos diuturnamente para resolver problemas. Fizemos um plano de ação a curto, médio e longo prazo, sendo priorizados os casos mais urgentes. Montamos uma equipe técnica para trabalhar na reconstrução do sistema de saúde”, afirmou.
Silveira também destacou sua dedicação ao bem-estar da população atendida pelo SUS. Entre as principais melhorias promovidas sob a gestão de Charles Silveira estão: a aquisição emergencial de insumos e medicamentos para suprir a rede por 60 dias, a convocação de 1.291 concursados, a reabertura de postos de vacinação e consultórios odontológicos, e o aumento no número de cirurgias realizadas no HUT, que registrou recordes. Além disso, houve melhorias estruturais em hospitais, maternidades, UPAs e UBSs, auditorias internas para avaliar contratos e insumos, e articulações com órgãos de controle para garantir a transparência e eficiência das ações.
Agora sob a liderança de Francisco Pádua, a FMS continuará se dedicando à reestruturação da rede de saúde da capital. O novo presidente reconheceu os desafios do cargo e reafirmou seu compromisso em garantir o fortalecimento da assistência à saúde pública. A transição marca uma nova etapa para o órgão, que segue com foco em aprimorar os serviços e a gestão da saúde em Teresina.
Fonte: PMT