FMS inicia campanha de vacinação contra HPV nesta sexta-feira em Teresina
Vacinação será voltada para jovens de 15 a 19 anos e se estenderá até junho de 2025
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará, nesta sexta-feira (4), a solenidade de abertura da campanha de vacinação contra o HPV na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires, em Teresina. A campanha, que se estenderá até junho de 2025, tem como objetivo realizar uma “vacinação de resgate” para imunizar homens e mulheres de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina, essencial na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

O presidente da FMS, Charles Silveira, ressaltou que a campanha busca ampliar o alcance da vacinação ao levar as vacinas para pontos estratégicos, como UBS espalhadas pela cidade e o Teresina Shopping. “Estamos levando as vacinas para locais estratégicos, como UBS espalhadas pela cidade e Teresina Shopping. Nosso objetivo é facilitar o acesso, garantindo que todos no público-alvo se protejam e ajudem a interromper a transmissão do HPV. Queremos que a vacina tenha impacto positivo na saúde das pessoas e na redução de complicações médicas”, explicou Silveira.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Historicamente, Teresina tem registrado maior adesão às campanhas de vacinação entre mulheres, principalmente devido à prevenção do câncer de colo de útero. No entanto, a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, destacou a importância de vacinar também os homens, já que o HPV está relacionado a vários tipos de câncer que os afetam, como os de pênis, ânus e orofaringe.
“O HPV não distingue gênero e está relacionado a vários tipos de cânceres que afetam homens, como os de pênis, ânus e orofaringe. Além disso, a vacinação masculina ajuda a reduzir a transmissão do vírus. Portanto, vacinar-se é um cuidado individual e coletivo”, enfatizou Emanuelle.
A campanha de vacinação começará com a imunização de jovens de 15 a 19 anos nos meses de abril, maio e junho. Além disso, a vacina continuará a ser ofertada regularmente para o público de 9 a 14 anos, que já é contemplado na vacinação de rotina, e para grupos especiais, como pessoas com papilomatose respiratória recorrente, indivíduos em profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) e imunossuprimidos com idades entre 9 e 45 anos. A vacinação será realizada nas UBS de toda a cidade, nos turnos da manhã e da tarde, e no estacionamento G3 do Teresina Shopping, de segunda a sexta, das 13h às 18h.
Fonte: PMT