FMS destaca ações e melhorias na rede de saúde após 100 dias da nova gestão

Relatório reúne avanços como novas UTIs, reabertura de serviços e convocação de concursados

Por Dominic Ferreira,

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina apresentou nesta terça-feira (15) um balanço detalhado das ações realizadas nos 100 primeiros dias da nova gestão. O relatório traz um panorama dos desafios encontrados no início do mandato e destaca os avanços conquistados, como a construção de cinco novos leitos de UTI no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a convocação de 1.291 concursados e a reabertura de serviços essenciais, antes inoperantes.

Segundo o presidente da FMS, Charles Silveira, o trabalho tem sido conduzido com planejamento e foco no bem-estar da população, especialmente diante do cenário de emergência ainda vigente na saúde do município.

Foto: Reprodução | Arquivo SemcomFundação Municipal de Saúde (FMS)
Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Entre os principais pontos do relatório, estão melhorias na Atenção Básica, como a reativação de 11 salas de vacina, 18 consultórios odontológicos e dez farmácias em Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da realização de reparos estruturais em diversas unidades. Na área hospitalar, destacam-se a retomada de obras no HUT, que bateu recorde histórico com 1.543 cirurgias em janeiro, e a ampliação da capacidade de atendimento em hospitais como o do Dirceu e o da Primavera. Também foi iniciado o projeto para implantação do Centro de Parto Normal na Santa Maria da Codipi e cadastradas propostas no novo PAC para captação de recursos federais.

O documento também evidencia a renovação de equipamentos médicos em hospitais, UPAs e maternidades, com apoio de convênios com instituições de ensino. Iniciativas como a individualização dos leitos na Maternidade Wall Ferraz e o fortalecimento da regulação interna em unidades hospitalares resultaram em melhorias na ambiência e na eficiência dos serviços. No SAMU, foram retomados projetos de capacitação e simulações de emergência, além da regularização documental de viaturas.

A FMS também avançou em ações voltadas à saúde mental, com reestruturação da rede de CAPS, reativação de grupos terapêuticos e lançamento de serviços especializados, como o ambulatório “Mente em Foco”. Segundo a diretora de Atenção Básica, Fátima Sousa, a reorganização da rede é essencial para reduzir internações e sobrecarga em serviços de urgência. Mesmo diante de limitações orçamentárias e estruturais, a gestão segue comprometida em ampliar o acesso à saúde pública com qualidade e eficiência.

Fonte: FMS

Comente

Pequisar