DMI alerta sobre risco de câncer em pacientes com doenças intestinais crônicas
Campanha chama atenção para Doença de Crohn e Retocolite, que comprometem o intestino
O mês de maio marca o início da campanha Maio Roxo, voltada à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), com destaque para a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa (ou Colite Ulcerativa). Essas condições são crônicas, autoimunes e afetam principalmente o trato gastrointestinal, trazendo impactos relevantes para a saúde e qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o proctologista Juraci Negreiros, da Clínica DMI, localizada em Teresina (PI), ambas as doenças estão associadas a um risco aumentado de desenvolvimento de câncer de intestino, especialmente em casos de retocolite de longa duração. “As doenças inflamatórias intestinais causam danos aos tecidos intestinais, comprometendo a absorção de nutrientes e trazendo desconforto e prejuízo à qualidade de vida do paciente”, explica o médico.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
As causas dessas doenças ainda não são completamente definidas, mas envolvem uma combinação de fatores genéticos, imunológicos, ambientais e relacionados ao estilo de vida. Entre os fatores que podem desencadear ou agravar as crises estão o estresse, o tabagismo (principalmente no caso da Doença de Crohn), dietas industrializadas e o uso de determinados medicamentos.
“A prevenção a essas doenças não é objetivamente definida, mas sabemos que adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, evitar cigarro e controlar o estresse, podem ajudar no controle das crises. Além disso, é fundamental manter uma rotina de consultas e exames médicos”, destaca Juraci.
O médico também orienta a população a ficar atenta a sinais como diarreia persistente (frequentemente com sangue, no caso da retocolite), dores abdominais, cólicas, urgência para evacuar, perda de peso, fadiga, febre e manifestações extraintestinais, como inflamações nos olhos, pele e articulações. “Em caso de suspeita, procure profissionais capacitados e especializados para avaliação e tratamento adequados”, recomenda.
Sobre a Clínica DMI
Com 26 anos de atuação no setor de saúde em Teresina, a Clínica DMI é reconhecida como um centro de excelência, oferecendo atendimento em mais de 30 especialidades médicas. A unidade conta com tecnologias de ponta, 360 colaboradores e um modelo de atenção humanizada ao paciente.
Mais informações sobre a clínica, especialidades e serviços podem ser acessadas no site clinicadmi.com ou pelo telefone/WhatsApp (86) 3221-0099.
Fonte: Ícone Comunicação