Sistema do Detran-PI sofre ataque cibernético e apresenta instabilidades; polícia investiga

O sistema estava fora do ar há 10 dias para migração plataforma

Por Laura Parente,

O sistema do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) sofreu na manhã desta segunda-feira (20), três ataques hackeres. A informação foi confirmada pelo diretor geral da Agência de Tecnologia e Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres.

Depois de cerca de dez dias fora do ar para migração, o sistema deveria ter retornado às suas funcionalidades nesta segunda-feira, porém o mesmo ainda continua com instabilidades por conta de ataques.

Sistema do do Detran sofre ataques de hackers e apresenta instabilidades em funcionamento (Foto: Marcelo Gomes/ Portal AZ)

“Entre o processo de desligamento do sistema antigo e entrada do sistema novo passamos a sofrer ataques. Nós colocamos o sistema hoje pela manhã, testamos também no final de semana e estava tudo tranquilo. Quando foi hoje pela manhã, assim que o sistema voltou, recebemos três ataques massivos”, explicou Antônio Torres.

O diretor da ATI explicou que durante os ataques o sistema automaticamente sai do ar para que os dados do órgão sejam protegidos e por isso acontece a instabilidade no sistema, fazendo com que os usuários não consigam acessar a plataforma.

Antônio Torres afirmou ainda que o caso foi levado à polícia, que investigará os ataques cibernéticos realizados contra o sistema do órgão. “São ataques cibernéticos, são criminosos. Fizemos denúncia a polícia, a polícia vai abrir um inquérito e esses responsáveis serão identificados e serão punidos”.

Muitos usuários estão insatisfeitos com a situação atual da plataforma e relatam não conseguirem realizar procedimentos básicos, como atualização da CNH ou pagamentos das taxas de documentação dos veículos.

O diretor informou que está sendo feito um trabalho para evitar mais ataques e para que o sistema do Detran volte a sua normalidade.
 

Comente

Pequisar