Adeus à Godard

Adeus à Godard

Confesso que ao assistir Jean Luc Godard (que morreu hoje aos 91) pela primeira vez, fiquei estarrecido: aquilo era muito novo pra um cinéfilo de 16 anos. Je Vous Salue Marie era herético, desafiador e cinema puro. Com o tempo passei a admirá-lo: cortes bruscos, câmera na mão, narrativa anti linear e diálogos existenciais são algumas das características que definem a estética do movimento Nouvelle Vague. Ele foi um dos fundadores.

Abaixo, 4 filmes que eu adoro do mestre.

Acossado - Sua estreia e a revolução começa. Bandido e estudante vivem diversas aventuras e todo o tempo fugindo da polícia. Belmondo no auge e que filme estiloso, bom demais.
Weekend à francesa.

Loucura total. Enquanto parentes tentam matar outros parentes, carros explodem e um caos surreal vem à tona. Maravilhoso em todos os sentidos, filmão.

A Chinesa - Terrorismo, conversa, Mao Tse Tung, tudo isso numa conversa sem fim dentro de um ap e um bando de estudantes sedentos de saber. Massa.

Eu vos saúdo Maria - Estudante fica grávida sem ter feito sexo e os paralelos com a vida de Cristo numa fita bonita e em certo sentido até respeitosa. Proibido no Brasil por anos por causa de uma censura burra.

Comente

Pequisar