TJ-PI mediação entre Governo e professores da Uespi

TJ-PI promoveu audiência de mediação entre Governo do Estado e professores da Uespi para tratar de greve

Uespi
Audiência de mediação

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) promoveu, nesta sexta-feira (23), audiência de mediação e conciliação entre representantes do Governo do Estado e gestores e docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para tratar sobre a greve de professores da instituição, deflagrada no dia 2 de janeiro. A sessão foi conduzida pelo desembargador Agrimar Rodrigues, com apoio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de 2º Grau (Cejusc 2º Grau).

Participaram da audiência o reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa; o secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento; o procurador-geral adjunto do Estado, Carlos Eduardo Belfort; diretores da Associação de Docentes da Uespi (Adcesp); e representantes do Comando de Greve.

Durante o encontro, as partes acordaram que o Governo do Estado irá retirar o Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa propondo a alteração do Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Uespi. Pela proposta, seria modificada a distribuição da carga horária do professor em tempo integral (40 horas), que passaria a ser composta por 16 horas semanais obrigatoriamente destinadas ao ensino e 10 horas semanais em outras atividades acadêmicas, além dos horários pedagógicos. O PL propunha, ainda, novos parâmetros para promoção à classe de Professor Titular.

O Governo também levou à mesa de mediação uma nova proposta de reajuste para a categoria: 17%, com pagamento escalonado em 3 parcelas a serem pagas no período de dois anos. Os representantes dos professores que participaram da sessão não aceitaram a proposta.

A professora Lucineide Barros, diretora da Adcesp, afirmou que, apesar de a proposta do Governo do Estado em relação ao reajuste salarial ter sido aquém da expectativa da categoria, que é de 22% em 2024, foi possível avançar. “É um momento delicado. Infelizmente, o Governo não trouxe uma proposta ao nível do que esperávamos. Mas tivemos uma boa mediação do desembargador Agrimar Rodrigues e convocamos a categoria a se manter mobilizada”, disse a docente.

“Já tivemos conversas anteriormente com todas as partes e promovemos essa audiência com o intuito de chegar a um bom termo, uma mediação, para que se atenda aos interesses da população, dos estudantes, que são os destinatários finais desse serviço tão importante. Não chegamos ao consenso, mas avançamos nesse diálogo”, disse o desembargador Agrimar Rodrigues.

Ao final do encontro, definiu-se que será realizada uma audiência entre o Governo do Estado, a Reitoria da Uespi e a Adcesp no dia 29 de fevereiro, e que uma nova sessão de mediação e conciliação será realizada no Tribunal no dia 04 de março.

Vasco busca vitória para se garantir nas semifinais do Carioca

vasco
Vasco X Volta Redonda

Rádio Nacional transmite confronto entre Cruzmaltino e Volta Redonda

Tentando assegurar a presença nas semifinais do Campeonato Carioca, o Vasco mede forças com o Volta Redonda, a partir das 17h30 (horário de Brasília) deste sábado (24) no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (Espírito Santo). A Rádio Nacional transmite o jogo ao vivo.

O Gigante da Colina inicia a rodada ocupando a 4ª posição da classificação da Taça Guanabara do Campeonato Carioca, com apenas dois de vantagem sobre o Botafogo, o 5º colocado. Mas o Cruzmaltino chega à partida deste sábado muito motivado, em especial após a goleada de 4 a 2 justamente sobre o time de General Severiano em clássico disputado no último domingo (18).

Esse bom momento foi evidenciado pelo auxiliar técnico Emiliano Díaz em entrevista coletiva após o jogo com o Botafogo: “O grupo está animicamente muito bem. A vitória sempre dá confiança e marcar quatro gols também dá confiança. Este é um grupo muito forte, que passou por muita dificuldade. Acho que a cabeça deste time é uma das mais fortes com as quais já trabalhamos. Então é tratar de aproveitar”.

Para sair com a vitória diante do Volta Redonda, a torcida vascaína deposita suas esperanças no meia-atacante francês Payet, que tem vivido o seu melhor momento pela equipe. Em 2024 ele já disputou seis partidas (quatro como titular), contribuindo diretamente com três gols (duas assistências e um gol marcado). Segundo Emiliano Díaz, “um jogador muito importante, diferenciado, que, quando pega na bola, algo diferente acontece”.

Se o Vasco sonha com as finais do Carioca, o Volta Redonda tem uma meta mais modesta, se garantir nas semifinais da Taça Rio (competição que envolve as equipes que terminarem entre a 5ª e a 8ª posição da Taça Guanabara). Com nove pontos na 9ª posição, o Voltaço sabe que não pode sair de mãos vazias da partida deste sábado.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar