Advogadas debatem sobre novidades trazidas pela Lei do Distrato

Advogadas debatem sobre novidades trazidas pela Lei do Distrato

As novidades trazidas pela Lei do Distrato em relação aos contratos de loteamento foram alvo de debate nesta terça-feira (28/05), durante o programa Palavra Aberta-Ajuspi, exibido na TV Assembleia. O programa, idealizado pela Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi) teve a apresentação da jornalista Tereza Val, como debatedora a advogada Karine Cavabrava e como entrevistada Élida Brandão, Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-PI.

Ao avaliar a nova legislação vigente, a advogada Élida Brandão disse que a norma veio trazer mais segurança jurídica para o mercado imobiliário, não se tratando de beneficiar alguma parte, mas tão somente sedimentar o entendimento sobre a matéria.

"A nova lei pacificou e quantificou o percentual de restituição e multa para quem descumpre o contrato. Antes ficava bem a cargo do juiz, não era uniforme. Agora está definido. Se o comprador descumpre o contrato, paga para o loteador, se o loteador descumpre alguma obrigação, paga para o comprador. Outro ponto interessante trazido pela nova lei é em relação ao quadro resumo, que torna o contrato bem transparente para as partes. Traz, portanto, um resumo sucinto dos principais itens do contrato", aponta a advogada Élidia Brandão.

Representando a Ajuspi, Karine Canabrava destacou que a Associação sempre larga na frente trazendo para debate temas relevantes. "A Ajuspi sempre larga na frente com esse canal de informação que é muito imporante não só para os advogados, mas para todos que possam se utilizar do meio jurídico", pontua.

O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 14h30 e reprise às 22h no Canal 16.

Comente

Pequisar