Ajuspi participa da primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consunidor
Ajuspi participa da primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consunidor
A Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi) participou da primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon), realizada nesta terça-feira (11/06). Com a implantação do Condecon, a Ajuspi passara a ter assento titular no Conselho.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Na oportunidade, a Associação fora representada pelos advogado Alex Noronha, tendo sido registrada a presença dos Advogados Antomar Gonçalves, Danilo Fiuza, e Nara Cronomberger, Coordenadora do órgão, além do Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Venâncio Cardoso, e os vereadores Enzo Samuel e Gustavo Gaioso.
Segundo o advogado Alex Noronha, neste primeiro encontro foram tratadas de questões burocráticas quanto à constituição de CNPJ, criação de contas e outras diretrizes iniciais. Ele destaca a importância do órgão e de seu auxílio à população.
"Ficamos sabendo que o Procon Municipal tem auxiliado bem a população de Teresina e o número de atendimentos já chega a mais de 400, tendo sido constatado mais de 300 denúncias e várias audiências realizadas. Percebemos que há uma evolução, trazendo consigo importantes resultados, mas claro, precisamos avançar ainda mais. Desta forma, o Conselho a partir de agora, vai deliberar sobre como destinar melhor os recursos para desenvolver a política pública em prol do consumidor", afirma o advogado membro da Ajuspi.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Venâncio Cardoso, pontuou que a reunião teve como objetivo a apresentação do Procon aos conselheiros e avaliar a possibilidade de elaborar, coletivamente, projetos que levem educação e consciência para consumidores de Teresina.
“Foi citado mais de uma vez que há a necessidade de criação de um projeto forte para a educação do consumidor. O que foi sugerido pelo grupo é fazer esse trabalho educacional dentro das escolas, mas é algo que precisa ser bem estudado. A Semdec/Procon Teresina agora tem uma van que poderá até ser usada para isso, fazendo uma espécie de Procon Itinerante, mas com foco na educação da população. O Conselho deve estudar melhor essa questão nas próximas reuniões”, disse.