Workshop em Teresina vai debater direito e ações protetivas dos animais

Workshop em Teresina vai debater direito e ações protetivas dos animais

A Comissão de Proteção dos Direitos e Defesa dos Animais da OAB-PI vai realizar de 3 a 5 de novembro o I Workshop de Direito Animal. A presidente da Comissão, advogada Juliana Paz, esteve no programa Palavra Aberta Ajuspi desta última terça (18/09) apresentando o evento. 

Segundo Juliana Paz, será o momento de debater os principais pontos relacionados ao direito animal, o avanço da legislação e como as pessoas podem colaborar denunciando os maus tratos e colaborando com estes animais que tanto precisam de ajuda. 

“Este é o primeiro workshop sobre a temática e vai contar com a presença do Dr. Reynaldo Velloso, presidente da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Animais, que estará conosco durante os três dias do evento, nos ajudando a encontrar soluções para os principais problemas que enfrentamos, tais como as doenças trasmitidas pelos animais, como mormo, leishmaniose, e cinomose. Outro problema são os jumentos, que estão sendo capturados, abatidos e exportados para servir de alimento em países como China e Vietnã. Também vamos debater os panoramas do Direito Animal no Brasil em relação a outros países e verificar como está a tramitação de diversos projetos de lei que versam sobre a matéria em Brasília. A ideia é ver cada um e ajustar para que atendam aos interesses da causa protetiva dos animais", destacou Juliana Paz.

A Bacharel em Direito e Protetora Independente Cláudia Lima também participou do programa e agradeceu à Ajuspi pelo espaço para divulgar o evento e informar mais as pessoas sobre a importância desta temática. 

“Os piores problemas que temos enfrentado são os abandonos de animais e a enorme quantidade de animais procriando nas ruas, já que não temos um controle populacional destes. Alguns estados têm o castra-móvel em que veterinários saem nas ruas e praças fazendo este trabalho, mas aqui não temos. Os poucos que temos aqui são pagos e muito caros, o que inviabiliza termos mais. Os maus tratos aos cavalos e jumentos também são problemas sérios. Há casos graves até de animais violentados por seus donos. Junta-se a isso a falta de saúde pública mais eficiente. De modo que o evento vai ser importante para debatermos estes temas, tendo a Comissão na OAB um papel fundamental", evidenciou Cláudia Lima.

A Conselheira da Ajuspi Jéssyca Aguiar e a Presidente do Instituto Resgate,  e membro da Comissão, Janny Aguiar, estiveram nos estúdios acompanhando o programa, que será reprisado na quinta-feira, às 14h30.

Clique aqui e assista ao programa na íntegra

Comente

Pequisar