Advogada Naiara Moraes avalia projeto que prevê 14º salário para beneficiários do INSS em razão da pandemia

Advogada Naiara Moraes avalia projeto que prevê 14º salário para beneficiários do INSS em razão da pandemia

Tramita no Senado Federal o PL 3.657/2020, que pretende dobrar, no ano de 2020, o abono anual dos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social, instituindo assim o décimo quarto salário emergencial aos aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia.

Advogada Naiara Moraes avalia projeto que prevê 14º salário para beneficiários do INSS em razão da pandemia (Foto: divulgação)

O tema tem sido debatido também nos estados, sobretudo, pelos especialistas na matéria, que além de esclarecerem a proposta, tiram eventuais dúvidas dos futuros beneficiários, em caso de aprovação.

A advogada Naiara Moraes, integrante da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), falou sobre o tema em entrevista à Rádio Pioneira de Teresina (FM 88,7). Ela avalia como positiva a iniciativa do senador petista.

"Em nossa entrevista comentamos sobre essa ideia do décimo quarto salário, que é um projeto do senador Paulo Paim (PT/RS), que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos no senado. A ideia do projeto é compensar os aposentados, os pensionistas e o pessoal vinculado ao INSS, que já teve a antecipação do décimo terceiro salário em razão da pandemia. Então, quando chegar em dezembro, época em que essas pessoas receberiam o décimo terceiro e teriam esse dinheiro, elas já não mais receberão. Esse décimo quarto salário seria exatamente para compensar essas pessoas, um auxílio emergencial no final do ano. Entendo, portanto, que é um projeto importante", assinala a advogada Naiara Moraes.

MAIS SOBRE O PL 3.657/2020
A proposta é de iniciativa popular, oriunda da SUG 11/2020. Segundo o texto, o décimo quarto salário emergencial será para as pessoas que recebem aposentadorias, pensões, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Na visão do senador Paulo Paim, o caráter da medida é não só humanitário, pelo amparo a categorias vulneráveis da sociedade, mas também benéfico para a economia, já que o dinheiro destinado aos segurados e dependentes retorna muito rápido para o comércio em geral, possibilitando um aquecimento na economia nacional já no início de 2021 e podendo assim alavancar outros setores.

Comente

Pequisar