Mediação surge como alternativa para conflitos gerados no contexto da pandemia, destaca advogada
Mediação surge como alternativa para conflitos gerados no contexto da pandemia, destaca advogada
A advogada Macela Leal, associada Ajuspi, participou de entrevista na Rádio Pioneira de Teresina e falou sobre a importância da mediação de conflitos no contexto de pandemia.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Mediação surge como alternativa para conflitos gerados no contexto da pandemia (Foto: Divulgação)
A advogada explicou que a mediação é um método de resolução de conflitos em que as partes são auxiliadas por um terceiro, o mediador, o qual atua como facilitador, ajudando as partes na comunicação e no diálogo para que elas próprias construam a solução. Através da mediação, pontua Macela Leal, estimula-se o protagonismo das partes e o desenvolvimento de soluções criativas já que são as partes que irão ajustar as soluções para o seu conflito, conforme seus interesses e necessidades.
“A mediação tem regulamentação legal e proporciona segurança jurídica às partes. No que diz respeito às matérias abrangidas pela mediação pontuou que a Lei de Mediação dispõe que pode ser objeto de mediação qualquer conflito que trate de direito disponível ou indisponível desde que possa ser transacionado, ou seja, qualquer conflito que possa ser transacionado, a exemplo de conflitos de natureza familiar, conflitos condominiais, empresariais, de vizinhança, dentre outros”, afirma a mediadora.
Indagada acerca da relação da mediação e do acesso à justiça, a advogada Macela Leal esclareceu que a mediação tem relação direta com a ideia de acesso à justiça, uma vez que possibilita que as partes tenham o seu conflito resolvido de forma mais célere e mais satisfativa. “Por muito tempo o conceito de acesso à justiça esteve associado ao acesso ao Poder Judiciário, entretanto, hoje o conceito de acesso à justiça tem sido interpretado para além do ingresso ao Judiciário, compreendendo o acesso à justiça em sentido material, sobretudo do ponto de vista da efetivação de direitos”, complementou.
Macela Leal recentemente publicou livro cujo título é Mediação enquanto instrumento de acesso à justiça material abordando a relação da mediação e do acesso à justiça no Brasil. O livro pode ser adquirido no site da Editora Dialética e na plataforma Amazon.
Em relação à utilização da mediação de conflitos em contexto de pandemia a Advogada evidenciou que o cenário de crise econômica e financeira tem contribuído para o aumento de conflitos, aumentando, dessa forma, a busca pela mediação, vez que o Poder Judiciário não consegue atender todas as demandas.
“As pessoas têm procurado a mediação para tratar de conflitos familiares, questões contratuais, inadimplência, dentre outros conflitos, tendo em vista os benefícios como rapidez, baixo custo e maior satisfação”, finalizou a advogada Macela Leal.