Os cuidados para comprar seu primeiro imóvel
Os cuidados para comprar seu primeiro imóvel
A compra do primeiro imóvel é uma importante decisão na vida de toda pessoa. Seja com intuito de morar ou investir, o momento é revestido dos mais ambíguos sentimentos de euforia, entusiasmo e alegria, mas também de dúvida, ansiedade e comprometimento emocional e financeiro. Muitas vezes, envoltos nesses sentimentos, acabamos por não fazer a melhor escolha.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Nesse sentido, é importante ter em mente que a compra do primeiro imóvel deve ser uma atitude que tente ao máximo excluir o lado emocional da negociação, fixando-se em um comportamento detidamente racional.
Para nortear essa difícil tarefa, elencamos três passos que podem facilitar em muito na tomada de decisões: 1) Faça visitas aos conselhos de classe; 2) Busque assessoria de profissionais que atuem no mercado e que possuam boas referências; 3) Faça uma investigação pessoal.
Os conselhos de classe, tais como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, regulam e fiscalizam as atividades das pessoas físicas e jurídicas que trabalham com a construção e comercialização dos imóveis, logo esses conselhos de classe detêm informações privilegiadas sobra a regularidade das empresas e profissionais que atuam no mercado, sobre a legalidade dos empreendimentos e, de uma forma geral, sobre a segurança física e jurídicas dos imóveis.
Outro passo importantíssimo é buscar aconselhamento com os profissionais da área imobiliária, dos quais destacamos os advogados e corretores de imóveis. Com esses profissionais é possível obter informações de mercado, saber do histórico judicial e comercial das construtoras, obter dados sobre a situação fiscal das mesmas, saber da regularidade e prazo de entrega das obras e empreendimentos e inúmeras informações que garantam mais segurança e confiança para tomar a decisão mais acertada, rentável, dentro dos ditames legais, contratualmente equilibrada e financeiramente mais relevante.
Por fim, junte todas as informações obtidas e faça sua análise pessoal, procure conhecer a fundo o produto que está adquirindo, conheça pessoalmente o local do imóvel, de preferência em diferentes épocas do ano, visite com regularidade o local da sua obra, mantenha contato permanente com aqueles que venderam ou que estão a construir seu imóvel, enfim, fique vigilante, mantenha-se participativo e colaborativo.
Sem dúvida, seguindo as etapas acima detalhadas, a compra do seu primeiro imóvel será motivo de momentos tranquilos e felizes, que certamente trará qualidade de vida, conforto e provavelmente ganhos financeiros.
Escrito por Rafael Correia
Advogado. Graduado em Direito pela UFPI. Pós-Graduado em Direito Tributário pelo CEUT. Pós-Graduado em Direito Imobiliário, Urbanístico e Condominial pela FAST. Advogado por 12 anos do grupo empresarial João Santos. Militante na área do Direito Patrimonial. Membro fundador da AJUSPI.