Advogado faz análise sobre multiparentalidade e suas formas registro
O presidente da Ajuspi, Felipe Lira Pádua esteve nos estúdios acompanhando a entrevista
A multiparentalidade foi tema recente de entrevista no programa Palavra Aberta Ajuspi, da TV Assembleia. O entrevistado foi o advogado Max Fontenele, associado Ajuspi.
Segundo o advogado, a multiparentalidade ou pluriparentalidade é o termo utilizado para o reconhecimento jurídico da coexistência de mais de um vínculo materno ou paterno em relação ao mesmo indivíduo. Na prática, é o reconhecimento estatal de que uma pessoa possui ‘dois pais’ ou ‘duas mães’, permitindo que essa situação seja formalizada perante o registro civil, fazendo constar em seus documentos essa dupla filiação, materna ou paterna.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Max Fontenele explica que esse reconhecimento jurídico, por sua vez, traz todas as implicações inerentes à filiação, com deveres e direitos recíprocos, sem qualquer hierarquia entre os pais ou mães.
“Também tratamos sobre os critérios para este tipo de registro, sobre os aspectos jurídicos da paternidade biológica, sobre como ocorre o reconhecimento de paternidade biológica, sobre as ações de reconhecimento de paternidade socioafetiva, bem como sobre os aspectos e requisitos desses tipos de investigação judicial”, acrescentou o advogado.
O presidente da Ajuspi, Felipe Lira Pádua esteve nos estúdios acompanhando a entrevista.