Jesus e o milagre do casamento
Jesus e o milagre do casamento
“Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.” (João 2:1,2)
O mês de maio é chamado de mês das noivas e nada mais apropriado do que falar sobre o primeiro milagre de Jesus narrado no evangelho de João, que se deu em uma festa de casamento em Caná da Galiléia.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Foi um evento com muitos convidados, uma celebração com muita alegria. E nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estava lá acompanhado de sua mãe, Maria, e de seus discípulos André, Pedro, Natanael, Filipe e um quinto, cujo nome não foi declinado no evangelho.
No auge da comemoração, faltou vinho. A mãe de Jesus o alertou para a situação dizendo:
“Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.” (João 2:3)
Quando faltou o vinho e Jesus decidiu ajudar, primeiro Ele determinou uma ação por parte dos serventes: enchei as talhas. E elas estavam secas porque muitos eram os presentes e usaram toda a água para a purificação. Jesus não deu atenção ao ritual e utilizou as talhas para o objetivo de seu ministério: demonstrar o poder de Deus.
Jesus nos diz no milagre das bodas que Ele tem a capacidade de transformar e nada mais propício do que em um casamento, porque neste também há uma grande transformação. Quando homem e mulher se casam tornam-se uma só carne.
Tornar-se uma só carne significa cada um deixar a sua individualidade para que os objetivos e a vida passem a ser comuns, como se fossem uma única pessoa. Esse é um milagre que acontece em cada casamento.
Em um casamento é preciso ter atitude e a principal é permanecer casado, porque essa é a vontade de nosso Pai criador:
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:24)
Por isso, Jesus abençoa os casamentos e não deixa faltar o amor, o carinho e a consideração se o casal estiver com Ele em todos os seus dias. É o casamento de três nós, marido, mulher e Jesus. Dessa maneira não se rompe.
É preciso, contudo, que o casal faça a sua parte, como fizeram os serventes da festa, encha as talhas, obedecendo os mandamentos de Jesus, sendo os principais amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.
Muitos querem o milagre, mas não tomam atitude, não querem encher as talhas, ao contrário, ao primeiro dissabor abandonam a vontade de Deus. Jesus deseja que o milagre do casamento permaneça em nós. Jesus quer que façamos a nossa parte, que é, em primeiro lugar, aceitá-Lo como Senhor e Salvador de nossas vidas.