A última etapa da campanha de vacinação contra a raiva acontece neste sábado (14), na zona rural Sudeste de Teresina. As equipes da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) percorrerão propriedades da região para imunizar cães e gatos diretamente no local, diferentemente da etapa urbana, realizada em postos de vacinação.
A vacinação é uma medida fundamental para prevenir o vírus da raiva, que apresenta quase 100% de letalidade. A doença pode ser transmitida aos humanos por meio de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Por isso, é essencial que os tutores mantenham seus pets imunizados.
Marlon Castelo Branco, gerente de Zoonoses da FMS, destacou a boa adesão dos tutores na etapa urbana, realizada em setembro. Ele reforçou que quem perdeu o dia da campanha ainda pode vacinar seus animais:
“Aquele tutor que, por acaso, perdeu o dia da campanha, pode levar seu animal de estimação até a Gerência de Zoonoses em qualquer dia do ano, onde teremos pessoal capacitado para aplicar a vacina.”