Prefeitura analisa retorno gradual das atividades econômicas em Teresina

Todas as medidas adotadas levarão em conta as determinações da Organização Mundial da Saúde, disse Firmino Filho

Por Victória Cardoso,

A Prefeitura de Teresina informou nesta quarta-feira (23) que há duas semanas iniciou uma discussão com as entidades representativas de empresários, industriais e trabalhadores para planejar uma possível retomada das atividades econômicas na capital.

Prefeitura de Teresina (Foto: Divulgação / PMT)

De acordo com o prefeito Firmino Filho, todas as medidas adotadas levarão em conta as determinações da OMS (Organização Mundial da Saúde), de forma a garantir padrões mínimos de segurança para todos durante a pandemia do novo coronavírus.

“A ideia é gerar um planejamento para uma eventual saída do atual estágio de isolamento social, com protocolos corretos para o retorno das atividades. O processo exige o respeito a algumas condicionantes, baseadas nas regras gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS); na capacidade de atendimento do sistema hospitalar, especialmente UTIs; e na velocidade de disseminação do vírus para que possamos ter modelos de previsão mais acurados”, explica Firmino Filho.

O membro do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus da Prefeitura de Teresina, professor Washington Bonfim, diz que o planejamento vai levar em conta também as pesquisas sanitárias que estão em andamento na capital, que incluem testes para coronavírus. 

“O objetivo é conhecer a situação da pandemia na cidade, já que a testagem ainda é insuficiente e não há dados concretos sobre o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus”, ressalta o professor.

Washington Bonfim também integra um grupo formado pelo prefeito para manter o diálogo com representantes dos empresários e dos trabalhadores. Esse grupo inclui os secretários de Governo, Fernando Said; de Finanças, Francisco Canindé; e de Educação, Kleber Montezuma.

Casos no Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que um homem de 79 anos, com histórico de doenças cardíacas, veio a óbito no Hospital Chagas Rodrigues. A vítima era natural de Piracuruca. Esta foi a 15ª morte por covid-19 no Piauí. Além do óbito, a Sesapi confirmou mais 20 casos e o município de Nazária teve o primeiro registro da doença. Com isso, o Piauí chega a 206 casos em 29 municípios. Dos casos positivos, são 11 mulheres e 9 homens, com idades que variam de 3 a 80 anos. A criança é de União. 

Piauí ja registra 15 mortes por coronavírus (Divulgação / Sesapi)

Parnaíba, com mais quatro casos, Teresina, com mais 14 casos e União com mais um, foram os municípios do Piauí que voltaram a confirmar números da doença. No boletim divulgado ontem (20) foi registrada mais uma morte, um idoso de 85 anos, que faleceu em um hospital particular de Teresina, além de mais 28 casos confirmados da doença, totalizando 186 no estado. 

Índices de isolamento

Teresina voltou a registrar aumento significativo no índice de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus nesta terça-feira (21). Taxa chegou a 61%, nove pontos a mais que na última segunda-feira (20), onde foi registrado apenas 52%.

O Governo divulgou que nesta terça-feira (21) houve um aumento no índice de isolamento social durante o último final de semana em todo o Piauí. Segundo dados divulgados, em Lagoinha do Piauí foi registrado o maior índice de isolamento social chegando a 80,5%. Em segundo lugar, ficou a população de Várzea Branca, que apontou o índice de 71,5% e logo depois vem o município de Jerumenha com 71%.

Dados do balanço (Foto: Divulgação / Gov-PI)

Já no domingo, o índice de isolamento foi maior que do dia anterior registrando 60,8%. O município de Santo Antônio dos Milagres registrou 84,5%, o maior número registrado neste fim de semana. Em seguida vem Socorro do Piauí com 81,1% e Milton Brandão com 78,6%.

O Piauí já ficou em primeiro lugar, de todo o Brasil, no índice de isolamento social. A meta estabelecida pelas organizações de saúde de 73%, taxa considerada mínima para impedir a alta disseminação do coronavírus, não foi atingida em nenhum estado, porém o Piauí já se destacou com a taxa de 61,70%.

Matérias relacionadas

Piauí registra 60% no índice de isolamento social durante o final de semana

Idoso de 79 anos é a 15ª morte por coronavírus no Piauí; 206 casos já foram confirmados

Com 61%, índice de isolamento social volta a subir em Teresina

*Com informações do PMT

Comente

Pequisar