Teresina registra pior taxa de isolamento durante a pandemia de covid-19 e prefeito diz que vai endurecer medidas
Índice de cumprimento da medida na capital ficou em 38,9% nesta terça-feira
O prefeito Firmino Filho anunciou que Teresina registrou a pior taxa de isolamento social do período de pandemia do novo coronavírus. Nesta terça-feira (05), apenas 38,9% das pessoas cumpriram a medida na capital, percentual muito abaixo do recomendado que é de 73%.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Teresina registra pior taxa de isolamento durante a pandemia de covid-19 (Foto: Governo do Piauí)
O prefeito voltou a lamentar, nas redes socais, o comportamento da população a respeito da disseminação do vírus e afirmou que vai endurecer as medidas de prevenção.
“Nós estamos num caminho perigoso. O sucesso da quarentena levou a um falso sentimento de segurança e esse sentimento de segurança está levando ao cenário que temos hoje. Isso terá uma grave consequência a cada um de nós. Compromisso com a vida significa compromisso com o isolamento no presente. Vida a gente tem que defender, dívida depois a gente resolve. Nossa guerra é pela vida do teresinense e é pela vida que vamos endurecer, ainda mais, as medidas”, declarou o prefeito.
Prefeito Firmino Filho diz que vai endurecer medidas (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)
Firmino também destacou a pesquisa sorológica solicitada pela prefeitura que apontou o rápido crescimento do número de infectados no município. “Isso está acontecendo de forma tão rápida que a estimativa é que na próxima semana mais de 20 mil pessoas possam se infectar na cidade”, afirmou.
Monitoramento
Índice de cumprimento da medida na capital (Foto: divulgação)
A capital piauiense está tendo a pior semana desde o início do isolamento social. Nos últimos sete dias, todos os índices registrados ficaram abaixo de 58%. Antes da terça-feira, os dias 30 de abril e 4 de maio haviam sido os piores, com taxas de 42,4% e 41,2%, respectivamente.
Os dados mostram também que, comparando a semana atual com a anterior, a diferença é significativa: nesta segunda-feira o percentual foi de 41,2%, marcando nove pontos a menos que na segunda anterior, que registrou 50,6%; e esta terça-feira, com 38,9%, ficou doze pontos atrás da terça passada, que contou com índice de 51,5%.
Casos em Teresina
Teresina registrou 580 casos confirmados de coronavírus nesta terça-feira (05). O número de óbitos na capital é de 14. Em 24h foram contabilizadas quarenta pessoas infectadas pelo vírus.
“As medidas de isolamento social continuam sendo a ferramenta mais importante no controle das pandemias, como o coronavírus. Quando analisamos os casos da capital do Piauí percebemos uma diferença notória entre as demais capitais do Nordeste, principalmente nossos vizinhos Maranhão e Ceará. Mesmo sabendo que cada município tem sua particularidade em termos de fluxo de pessoas, podemos perceber que a adoção de medidas de isolamento social, quando feito em momento oportuno, pode resultar nessa diminuição de números de casos. A quantidade de casos e óbitos da cidade poderia ser bem maior se não estivéssemos fazendo todos os esforços no sentido de manter o isolamento social. É uma tarefa árdua, mas ela não deve ser interrompida”, explica Carlos Gilvan Nunes, infectologista da FMS de Teresina.
Matérias relacionadas:
Piauí registra a 30ª morte por coronavírus e casos confirmados chegam a 949
Pesquisa estima que 12.492 pessoas estejam infectadas com covid-19 em Teresina