Prefeito Firmino Filho adia retorno das atividades econômicas em Teresina

Gestor afirmou que comércio clandestino e o desrespeito ao isolamento social contribuíram para a mudança das datas

Por Fernanda Gil Lustosa,

O prefeito Firmino Filho afirmou, na manhã desta quarta-feira (08), que o decreto de reabertura do comércio em Teresina vai divergir com decreto do governo estadual. Segundo o prefeito, a parte do comércio que retornaria seu funcionamento no próximo dia 13, só será feita no dia 20, devido ao descumprimento do isolamento social. 

Prefeito Firmino Filho (Foto: Prefeitura de Teresina)

“Uma coisa é a realidade do estado outra coisa é a de Teresina, o que acontece na capital não acontece em todo estado. À medida que vamos adotar aqui são necessariamente mais restritivas do que no restante do Piauí, por estarmos passando por um momento pior. Então nosso programa de retomada vai ser lento e gradual e reforçado pela política de isolamento social. A guerra não está ganha, ainda a muita coisa a fazer.”, explicou o prefeito.

Firmino disse ainda que a abertura do comércio clandestino e o desrespeito ao isolamento social contribuíram para a mudança das datas.

“Está havendo um desrespeito as medidas adotadas em Teresina. Se continuar, vamos ter que adotar o rodízio de carros. As pessoas não querem esperar mais duas semanas para sairmos disso com segurança e isso está prejudicando o processo. Se não tivermos cuidado, Teresina entrará no caos. Precisamos ter moderação, pois estamos desarmando uma bomba e se explodir ela atinge a todos”, alertou. 

Pesquisa sorológica

Os dados da 12ª etapa da pesquisa sorológica, realizada de 3 e 5 de julho, apresentada na manhã desta quarta-feira (08), pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) apontam que a capital, pela primeira vez, teve uma queda no total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Teresina apresenta queda de 6% no número de infecções de covid-19 (Foto:Divulgação)

De acordo com os números da pesquisa, 156.623 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 em Teresina, comparando com a 11ª etapa houve uma queda de 6%. Na pesquisa anterior esse número era de 167.175 positivados.

“Os dados indicam que Teresina já passou pelo pico da doença. Pela primeira vez, vemos uma tendência que não é de crescimento, mas de queda. Isso é uma evidência de que o pico foi atingido entre dia 21 de junho e 3 de julho”, disse o prefeito.

Os dados são 12ª etapa da pesquisa sorológica, realizada de 3 e 5 de julho (Foto:SérgioLima)

Em relação ao R-0 (Rzero), a taxa ficou menor que um, apresentando apenas 0,72 . Nesta etapa, também foram detalhados os casos em relação ao sexo. As mulheres representam 63% dos casos positivos. A taxa entre os homens é de 37%. O maior índice de infecção por covid-19 mudou, está entre a faixa etária de 15 a 24 anos (32%).  

A pesquisa também revela que os principais sintomas das pessoas infectadas são dor de cabeça (44%), ausência de gosto e cheiro (43%), febre e coriza (40%) e dor no corpo (37%).

Etapas da pesquisa

  • 1ª rodada: 4.843
  • 2ª rodada: 7.697
  • 3ª rodada: 12.492
  • 4ª rodada: 17.297
  • 5ª rodada: 32.961
  • 6ª rodada: 49.991
  • 7ª rodada: 72.042
  • 8ª rodada: 94.182
  • 9º rodada: 133.532
  • 10ª rodada: 156.623
  • 11ª rodada: 167.175

Decreto estadual

O governador Wellington Dias publicou um decreto com o cronograma detalhado para a retomada de todas as atividades econômicas no estado, na noite desta terça-feira (07). O calendário foi dividido em três etapas, mas que só serão seguidas se não houver aumento na taxa de transmissibilidade no estado.

Governador apresenta cronograma de reabertura de mais três etapas da economia (Foto:Instagram/Governo do Piauí)

“Estamos apresentando um cronograma de várias etapas para a retomada de todas as atividades econômicas no estado, mas isso não significa que a pandemia e o isolamento acabaram. Na verdade, agora temos que ter mais cuidado e prudência para não jogar todo o trabalho que foi feito até agora por água a baixo. É de extrema importância que a população colabore para que não sejamos obrigados a dar um passo atrás. A segurança dessa retomada depende da atitude de cada um. Ninguém deve sair de casa se não for necessário. O isolamento continua”, alertou o governador. 

O documento estabelece a flexibilização das medidas de isolamento e de restrição das atividades. No decreto, fica também registrado que, em caso de crescimento da transmissibilidade da doença ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o Governo poderá rever a flexibilização e adotar medidas mais rigorosas. 

Cada nova liberação ocorrerá a cada 15 dias até setembro, com a última etapa. O calendário fica sujeito à revisão e reordenamento em caso de crescimento do nível de contágio no estado, de acordo com os dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O relatório de monitoramento será feito a cada sete dias, tendo como principal fonte as evidências e registros de funcionários.

Clique aqui para ver o calendário.

Matérias relacionadas:

Décima etapa de pesquisa revela que Teresina tem 156.623 infectados com covid-19

Pesquisa revela que há mais de 94 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Teresina

Nova Pesquisa aponta que Teresina tem mais de 72 mil casos de coronavírus

Nova pesquisa sobre a covid-19 em Teresina aponta quase 50 mil pessoas infectadas

Nova pesquisa da prefeitura aponta que Teresina tem 32 mil casos confirmados de covid-19

Pesquisa estima que Teresina tenha mais de 17 mil infectados por covid-19

Pesquisa estima que 12.492 pessoas estejam infectadas com covid-19 em Teresina

Comente

Pequisar