Pesquisa revela que há mais de 94 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Teresina

Prefeito Firmino Filho deu detalhes do estudo na manhã desta terça-feira

Por Fernanda Gil Lustosa,

O prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (09), o resultado da oitava etapa da pesquisa de investigação sorológica, realizada de 5 a 7 de maio. De acordo com o estudo, Teresina apresenta 94.182 pessoas infectadas com covid-19.

Resultado da pesquisa (Foto:Divulgação)

Dentre estes positivados, 42.340 estão altamente infectantes, ou seja, ainda não adquiriram imunidade e transmitem a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Em relação ao R-0 (Rzero), o índice tem diminuído, apresentando a taxa de 1,09.

Prefeito Firmino Filho fala dos dados da pesquisa (Foto:reprodução)

“A pesquisa tem nos permitido acompanhar a evolução do vírus e mostra a luz que deveremos ter como guia para que possamos construir nossa curva epidemiológica. Precisamos de boas informações para que possamos tomar boas decisões. Com os dados desta etapa nos guiaremos para mais tomadas de decisões. Nossa intenção é proteger a vida dos teresinenses”, destaca Firmino.

Evolução do número de casos (Foto:Divulgação)

Nesta etapa, também foi apresentado o crescimento da doença por zona da cidade. A zona norte continua com alto índice de infecção da doença, apresentando a taxa de 35%. A zona sul apresenta a segunda maior taxa, de 32%, seguida da zona sudeste (17%) a zona leste que manteve seu índice (17%).

Dados por região (Foto:Divulgação)

Em relação ao sexo, as mulheres apresentam 55% dos casos positivos. A taxa entre os homens é de 45%. Os maiores índices de infecção por covid-19 são entre pessoas de 25 a 34 anos. Há a estimativa ainda de que Teresina possua mais de 41 mil imunes ou em processo de imunização.

A pesquisa também revela que os principais sintomas das pessoas infectadas são dor de cabeça (51%), ausência de gosto e cheiro (50,9%), febre (47,9%) e dor no corpo (42,9%).

Dados dos sintomas mais comuns (foto:Divulgação)

Em relação a reabertura gradual do comércio, Firmino Filho voltou a afirmar que a cidade deverá atender os sete critérios apresentado pela Prefeitura. A data da retomada será determinada a partir de critérios técnicos como curva decrescente de casos de Covid-19 e ocupação máxima de 60% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Esses critérios são fundamentais para determinar a reabertura das atividades econômicas em Teresina, sem isso podemos colocar a população em risco de contaminação “, disse Firmino Filho.

Assista ao vídeo:

Etapas da pesquisa

  • 1ª rodada: 4.843
  • 2ª rodada: 7.697
  • 3ª rodada: 12.492
  • 4ª rodada: 17.297
  • 5ª rodada: 32.961
  • 6ª rodada: 49.991
  • 7ª rodada: 72.042

Casos em Teresina

A capital piauiense contabiliza agora 140 óbitos causados pela COVID-19. As informações são do Painel epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que registrou, nesta segunda-feira (08), cinco novas mortes pela doença, além de 148 casos confirmados nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 3.457 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no município.

Diante do aumento da curva, a Prefeitura de Teresina tem ampliado a rede de saúde para o atendimento de síndromes gripais: agora são 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que dão assistência exclusiva a casos de síndrome gripal leves. “Acrescentamos a UBS Redonda, zona sudeste, e a UBS São Pedro, zona sul, e há previsão de abrirmos mais nove, totalizando 30 UBS, porque temos acompanhado o crescimento do número de atendimentos”, informa Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS.

Além disso, a testagem para COVID-19 está sendo ampliada para os profissionais do transporte. Desde a semana passada, estão sendo realizadas testagem de taxistas e mototaxistas em dois pontos em shoppings da cidade. E até o dia 12 de junho, a FMS está promovendo testagem gratuita para caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros. Elas estão acontecendo no SEST SENAT, que é parceira na ação.

Matérias relacionadas:

Municípios do Piauí retomam atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus

Comitê Pro Piauí estabelece estratégias para retomada de atividades

Piauí registra mais 11 mortes por coronavírus e casos confirmados chegam a 7927

Nova Pesquisa aponta que Teresina tem mais de 72 mil casos de coronavírus

Nova pesquisa sobre a covid-19 em Teresina aponta quase 50 mil pessoas infectadas

Nova pesquisa da prefeitura aponta que Teresina tem 32 mil casos confirmados de covid-19

Comente

Pequisar