Municípios do Piauí retomam atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus
Cidades estabeleceram estratégias para o retorno gradual do comércio
Depois de outras cidades retomarem as atividades econômicas nesta segunda-feira (08), agora é a vez de Campo Maior. Segundo o prefeito do município, o Professor Ribinha, do PT, o comércio volta a funcionar nesta terça-feira (09), mas o retorno será feito de forma gradual e de acordo com o plano elaborado pela prefeitura e entidades comerciais.
O protocolo de retomada das atividades econômicas de Campo Maior foi aprovado na última sexta-feira (05) durante reunião do prefeito e representantes da Vigilância Sanitária, Associação Comercial, Câmara de Vereadores e Associação dos Comerciários. Segundo o documento, será permitido nessa primeira etapa o retorno dos diversos segmentos do comércio, com exceção de restaurantes, bares, lanchonetes, trailers e congêneres.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Campo Maior reabre as atividades econômicas depois de três meses de pandemia (Foto:Google Maps)
"Elaboramos um protocolo junto a associação comercial da cidade para a flexibilização do comércio, mas claro que algumas atividades ainda permanecem fechadas, como bares restaurantes. O que nós estamos gradualmente flexibilizando são apenas algumas atividades do centro comercial. Uma pequena parte que há muito tempo, desde o início da pandemia, estavam fechadas”, explicou o prefeito.
As aulas da rede pública e privada, as atividades que geram aglomerações, como eventos esportivos, eventos religiosos, festas e shows, seguem proibidas.
Ainda segundo o prefeito, as lojas devem seguir algumas exigências para abrirem as portas, como a redução no número de funcionários e restrições de clientes atendidos por vez, levando em conta o tamanho do estabelecimento.
"Também exigimos uso de máscaras tanto pelos funcionários como pelos clientes e sempre ter por perto o material de higiene pessoal. Também é obrigatório o uso de termômetros para aferição a temperatura das pessoas", disse Ribinha.
Casos na cidade
Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), até esta terça-feira (9), Campo Maior teve 218 casos de pacientes confirmados de coronavírus e cinco óbito causados por Covid-19.
Em Castelo do Piauí
A prefeitura de Castelo do Piauí abriu os serviços essenciais no dia 1º de junho. O decreto autorizou o funcionamento de lojas e departamentos que comercializem materiais de construção civil, oficinas, casas de peças, armarinhos, perfumarias, lojas de variedades, gráficas, dentre outros. Os locais só podem abrir de das 7h às 13h de segunda a sexta, e até 12h no sábado.
Em Picos
A cidade de Picos retornou de forma gradual as atividades comerciais nesta segunda-feira (08). Para isso a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, irá fiscalizar e orientar os estabelecimentos.
Ruas do centro de Picos (Foto:GoogleMaps)
“Vamos orientar sobre todas as medidas de prevenção ao coronavírus, e intensificar a importância do distanciamento entre as pessoas, diminuir a capacidade de pessoas que entram nos estabelecimentos e informar sobre os servidores que tiver alguma comorbidade que deveram ser flexibilizados, mudando suas rotinas”, destacou a Coordenadora de Vigilância Sanitária Lúcia Neiva.
Em Floriano
Na cidade de Floriano o plano apresentado prevê três fases de flexibilização, com 14 dias cada uma. A 1ª fase iniciando nesta segunda-feira (08) e se entende até 21 de junho. A 2ª fase vai de 22 de junho a 5 de julho e a 3ª fase se inicia em 6 de julho e segue até 19 de julho.
Teresina sem data para retomada
Teresina seguirá atendendo aos decretos municipais para determinar a reabertura do comércio. Em entrevista ao Portal AZ, o secretário municipal de governo, Fernando Said, falou sobre a possível reabertura do comércio na capital e deixou claro que a Prefeitura só irá anunciar a data de reabertura após ter segurança da medida. O secretário diz que o órgão entende as diminuições no índice de isolamento, mas reforçou para que a população permaneça em casa.
Fernando Said (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ)
Fernando Said afirmou que a Teresina seguirá os decretos municipais, que segue mantendo o diálogo com o Governo do Estado, e que a prefeitura vem estudando os critérios para uma retomada.
"A Prefeitura continua analisando dados para ver justamente os critérios aqui da cidade. O que o Governo está fazendo é exatamente o que a prefeitura já vem fazendo, a prefeitura também vem estudando, analisando os dados e os critérios para promover uma abertura mais adiante. O que está informado no decreto do estado não está autorizando nenhuma abertura. Agora se o Governo do Estado determinar alguma abertura, obviamente que irá valer para outros municípios porque em Teresina vão valer os decretos municipais. Mas nós estamos tendo um diálogo com o Governo do Estado e nós esperamos que continue", explicou.
Matérias relacionadas:
Teresina seguirá decreto municipal para determinar reabertura do comércio, diz secretário
Prefeito assina decreto e confirma reabertura gradual das atividades comerciais em Floriano
Prefeitura de Picos reabre comércio a partir desta segunda-feira