Defesa Civil retira famílias da área de risco e monitora pontos críticos pela cidade
Famílias foram encaminhadas da Vila Apolônia para uma escola municipal
A forte chuva que atingiu a capital piauiense na noite deste domingo (02) deixou diversos pontos da cidade alagados. Por conta do acúmulo de água, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (SEMDEF) teve que remover de 15 famílias que residem em área de risco na Vila Apolônia, região do bairro São Joaquim, zona Norte da capital.
As famílias foram encaminhadas para a Escola Municipal Antonio Dilson Fernandes, onde receberão equipes da Prefeitura para melhor assistência.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Defesa Civil retira 15 famílias de área de risco e monitora pontos críticos pela cidade (Foto: Divulgação/ PMT)
“Recebemos a solicitação, através do número emergencial 199, e logo enviamos uma equipe de bombeiros civis para o local para atender prontamente essas famílias”, disse o secretário da Semdef, Carlos Ribeiro.
Monitoramento
A equipe da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD- Leste) visitou nesta segunda-feira vários pontos críticos da zona Leste atingidos pelas chuvas.
A força operacional do órgão esteve fazendo a limpeza do canal de macrodrenagem da galeria da zona Leste e em outros locais mais prejudicados. A ação faz parte de uma força-tarefa elaborada pela Prefeitura Municipal de Teresina, que se baseia no mapeamento e identificação das principais áreas de alagamento.
Trabalho de monitoramento na zona Leste (Foto: Divulgação/ PMT)
Dentre algumas medidas realizadas pela prefeitura para evitar alagamentos estão a limpeza e remoção de lixo e material assoreado, abertura de vala para escoamento das águas, limpeza das bocas de galerias existentes, de grelhas e canais.
Na zona Sul
A SAAD- Sul também está realizando ações preventivas para minimizar os impactos causados pelo período chuvoso. As equipes de assistência social estão, desde que as chuvas intensificaram, realizando o acompanhamento e listagem das famílias que se encontram em situação de risco. Até o momento, segundo a prefeitura, já são três famílias inclusas no aluguel solidário.
Casas localizadas na zona Sul de Teresina (Foto: Divulgação/ PMT)
A prefeitura alertou ainda para ruas que devem ser evitadas na zona Sul por conta do risco de alagamento. São elas:
- Rua da Lama (Parque Sul)
- Henry Wall de Carvalho (em frente a Ambev)
- Rua Beneditinos (São Pedro)
- José Miguel Haddad (Torquato Neto)
- Rua Eurípedes de Aguiar com 07 de Setembro (Macaúba)
- Rua Curimatá (Irmã Dulce)