Com novo decreto, Teresina pode suspender uso obrigatório de máscaras a partir de 28 de março
A flexibilização das medidas restritivas ocorrerá em quatro etapas
Atualizada às 13:29
A partir de 28 de março, Teresina poderá suspender o uso obrigatório de máscaras. De acordo com o decreto publicado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa nesta segunda-feira (07), a flexibilização das medidas restritivas ocorrerá em quatro etapas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Com novo decreto, Teresina pode suspender uso obrigatório de máscaras a partir de 28 de março (Foto:Ilustrativa)
Na primeira etapa, que começa nesta segunda-feira (07), ficou decretado que atividades comerciais e de prestação de serviços, bares, restaurantes e eventos, shows, espetáculos e festas poderão acontecer sem limitação de horário, mas respeitando o uso de máscaras mesmo em ambientes abertos. Tais locais podem funcionar com até 70% da capacidade do local.
Já na segunda etapa, no dia 14 de março, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, mas permanecerá obrigatória a utilização de máscaras em transportes públicos e veículos de pequeno porte usados para transporte de passageiro.
No dia 21 de março, na terceira etapa de flexibilização, será averiguado se o município continua na categoria de risco baixo por mais uma semana, e, caso continue, na quarta etapa, que começa no dia 28 de março, o uso de máscaras, mesmo em ambientes fechados como escolas e academias, não será mais obrigatório.
O decreto fala ainda que será mantida, a partir do dia 28/03, a recomendação de que indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves da Covid-19 continuem usando a máscara. Entretanto, o uso obrigatório da máscara continua para pessoas com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com quem testou positivo.
O documento explica que alterações no cenário epidemiológico da cidade poderão causar alterações nas medidas flexibilizadas em qualquer uma das etapas. O documento traz modificações na flexibilização até o dia 28 deste mês, mas mesmo depois dessa data o monitoramento permanecerá e, com base neles, medidas adicionais poderão ser publicadas.
Dr. Pessoa publica novo decreto
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, assinou decreto nesta segunda-feira (07) flexibilizando o uso da máscara em locais abertos na capital.
Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Foto: Fernanda Gil Lustosa/Portal AZ)
A medida ocorrerá em quatro etapas, e estas consideram o índice de transmissão da covid-19 na cidade. "A referida flexibilização será realizada em 4 (quatro) etapas, tendo como condição necessária a permanência do Município na faixa de baixa transmissão (verde)", diz trecho do decreto.
O documento ainda aponta que eventos, shows, espetáculos e festas poderão ocorrer sem limitação de horários, sendo respeitados o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.
Clique aqui e veja o documento