Uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório hoje
Medida faz parte da segunda etapa do decreto assinado por Dr. Pessoa
O uso de máscaras em locais aberto deixa de ser obrigatório, em Teresina, a partir desta segunda-feira (14). No novo decreto, a flexibilização do uso de máscaras pode acontecer durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas, exceto naquelas que geram aglomerações como shows, espetáculos, arquibancadas, etc. A medida faz parte da segunda etapa da flexibilização das medidas sanitárias restritivas para a contenção da covid-19 .
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em Teresina (Foto: Hugo Barreto / Metrópoles)
Também a partir desta data, a obrigatoriedade do uso de máscara permanecerá em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros. De acordo com a Prefeitura de Teresina, a flexibilização foi feita seguindo o que revelam os indicadores científicos levantados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) Municipal.
O médico neurologista e membro do COE, Marcelo Adriano, afirma que os indicadores já permitem uma maior flexibilização na capital. A diretriz lançada pelo Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos adota três critérios sendo eles o número de casos novos nos últimos sete dias por 100 mil habitantes, o número de internações novas nos últimos sete dias por 100mil habitantes e o percentual de leitos da cidade ocupados com pacientes de covid-19.
"Nesses três critérios Teresina se situa na faixa verde, ou seja, baixa transmissão já há algumas semanas. O COE só foi cauteloso em não passar as recomendações já para faixa verde por conta do período do carnaval que foi recente. Por isso optou-se por uma flexibilização gradual, em etapas, para ficar acompanhando o padrão desses indicadores ao longo dessas semanas", afirma o médico neurologista.
Marcelo Adriano reforça que em locais aberto que tenha aglomerações, o uso da máscara segue obrigatório.
Etapas de flexibilização
A flexibilização das medidas restritivas acontece em quatro etapas em Teresina. A primeira etapa começou no dia 7 quando os eventos, shows, espetáculos e festas foram liberados para ocorrer sem limitação de horários, respeitados o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), com público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.
A segunda etapa tem início nesta segunda-feira (14) com o uso de máscara em locais abertos deixando de ser obrigatório, exceto em locais que gerem aglomeração.
A terceira etapa começa no dia 21 de março. A partir desta data, será realizado interstício para averiguação da permanência de Teresina na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores.
Já na quarta etapa, que começa dia 28 de março, a obrigatoriedade do uso de máscara será revogada até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.