Sobe para 754 o número de famílias desabrigadas por conta das chuvas em Teresina

Defesa Civil está monitorando 56 áreas de risco espalhadas pela cidade

Por Laura Parente,

A Defesa Civil de Teresina informou nesta quarta-feira (23), através do boletim de monitoramento do órgão, que atualmente 754 famílias teresinenses estão desabrigadas por conta das fortes e recorrentes chuvas que estão atingindo a capital.

Segundo o órgão, todos os bairros de Teresina apresentam pontos de alagamentos e, no momento, 56 áreas de riscos espalhadas pela cidade estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.

Número de famílias desabrigadas por conta das chuvas sobe para 754 em Teresina (Foto: Divulgação/ PMT)

"Nós temos catalogadas 56 áreas de risco. Estão aparecendo mais outras áreas que não estavam nessa numeração. Estamos em alerta sabendo que ainda vai ter mais chuvas para esse período”, explicou o gerente de operações do órgão, Marcos Rolf.

Marcos Rolf ainda explicou que no início do ano esses pontos que foram mais afetados por conta das precipitações eram as regiões Norte e Centro-Norte da capital. Atualmente pode-se encontrar fortes precipitações e danos em toda a cidade.

Defesa Civil está monitorando 56 áreas de risco espalhadas pela cidade (Foto: divulgação / Defesa Civil)

Segundo a meteorologia, eram esperados 301mm de água até o dia 22 de março, entretendo choveu mais do que o esperado e foi registrado um acúmulo de 342,6mm água.

"No início das chuvas, que ocorreu em janeiro, foi localizado mais casos na zona Norte. E as últimas chuvas estão distribuídas em toda a região de Teresina. essa foi uma situação acima da cota prevista pela CPRM", informou o gerente da Defesa Civil.

Família desabrigada

Na noite desta terça-feira (22) uma família que mora no Residencial Dilma Rousseff, na zona Norte, acionou a Defesa Civil porque uma das paredes da residência em que estavam acabou cedendo e caindo. Ninguém ficou ferido e os moradores do local tiveram que se abrigar em outras casas.

Nível dos rios no Piauí

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou o Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba da tarde desta terça-feira (23) e informou que o Rio Longá, em Esperantina, atingiu a cota de inundação.

(Foto: Kléber Oliveira/Revista AZ)

Segundo o boletim, o nível do rio está atingindo 759cm e a expectativa é que deva registrar 766cm até o fim desta terça. A conta de inundação do local é de 740.

Outros rios tiveram seus níveis de água elevados e atingiram a o nível de alerta do CPRM. Foram eles o Rio Parnaíba, em Luzilândia e o Rio Marataoan, em Pedrinhas.

Comente

Pequisar