Como amenizar sofrimento dos pets na queima de fogos no Réveillon

Veterinário dá dicas sobre cuidados para minimizar estresse e ansiedade em cães e gatos durante as festividades

Por Carlos Sousa,

Com a chegada do réveillon, tutores de animais de estimação precisam estar atentos aos cuidados para diminuir o sofrimento de seus pets diante do barulho dos fogos de artifício. O médico veterinário Hans Reuter, especialista em anestesiologia veterinária e conhecido como "o veterinário que explica do jeito fácil" nas redes sociais, destaca a importância de compreender a sensibilidade auditiva dos animais.
 

Foto: PixabayVeterinário do CEUB explica como proteger os animais dos fogos de artifícios
Veterinário explica como proteger os animais dos fogos de artifícios

Enquanto os seres humanos percebem sons entre 20 e 20 mil hertz, cães podem ouvir entre 40 a 60 mil hertz, e gatos ouvem na frequência de 48 a 85 mil hertz. Essa maior sensibilidade auditiva pode causar estresse e ansiedade nos animais, sendo mais evidente em cães do que em gatos, que tendem a se recolher e procurar um ambiente seguro.

Reuter alerta sobre o uso de protetores auditivos comerciais, recomendando, em vez disso, a colocação de pequenos pedaços de algodão no ouvido externo. Contudo, ele ressalta a necessidade de cuidado para evitar problemas ao animal. O veterinário desencoraja o uso de medicação sedativa sem orientação profissional, destacando que a automedicação pode ser prejudicial à saúde dos pets.

O especialista sugere medidas para tornar o ambiente mais seguro, como remover objetos que possam causar acidentes, preferir ambientes familiares aos animais e evitar deixá-los em locais elevados. Durante a queima de fogos, recomenda o uso de casinhas ou caixas de transporte acolchoadas para proporcionar um ambiente mais seguro e confortável.

Fechar janelas, reduzir estímulos visuais e usar panos para diminuir a incidência do som são estratégias adicionais para minimizar o impacto dos fogos. Para pets muito sensíveis, a técnica de exposição gradual ao som pode ser aplicada, mas somente sob orientação e acompanhamento do veterinário.

O médico reforça que cada animal tem suas preferências e peculiaridades, e, por isso, é fundamental respeitar suas necessidades individuais. Ao adotar essas medidas, os tutores podem contribuir para tornar o réveillon mais tranquilo e seguro para seus companheiros de quatro patas.

Fonte: Extra

Comente

Pequisar