Presidente da Fecomércio diz que Firmino e Wellington estão enganando a população sobre volta do comércio

Valdeci Cavalcante afirma que isolamento está causando impactos na economia

Por Jade Araújo,

Desde o final de março, os decretos da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado estabeleceram a suspensão dos serviços não essenciais no Piauí para reforçar as medidas de isolamento social em combate ao novo coronavírus. Em entrevista ao Portal AZ, o presidente da Fecomércio, Valdeci Cavalcante declarou ser contra as medidas devido aos impactos que ela vem provocando na economia do estado.

Presidente da Fecomércio diz que Firmino e Wellington estão enganando a população sobre volta do comércio (Fotos: Portal AZ / divulgação)

Para o presidente, a comissão criada pelo prefeito Firmino Filho, para acordar com as entidades sobre o retorno do comércio, seria apenas algo criado para iludir a população, chamando de encenação. Ele afirmou ainda que o Governo do Estado irá estender o isolamento impedindo o funcionamento das atividades comerciais no Piauí. 

"O Prefeito Firmino está agindo em conluio, vamos dizer assim, com o governador Wellington. Estão agindo juntos nessas decisões. Como eu já falei antes, os governadores e prefeitos estão mantendo a população como refém até que o Governo Federal seda as pressões do Congresso Nacional para liberar grandes fortunas em favor dos governadores e municípios. A encenação continua. O prefeito Firmino criou uma comissão dizendo que era para conversar com entidades empresariais, mas na verdade essa comissão está enrolando as categorias empresariais e laborais. Com certeza isso vai ser adiado mais uma vez, talvez sai amanhã ou depois um decreto adiando para maio e quando for em maio adia para junho. Eu tenho uma informação muito segura, de uma pessoa ligada ao Palácio da Cidade e ao Palácio do Governo que essa abertura vai ser só em julho. Então estão enrolando as pessoas, iludindo as pessoas", afirmou. 

Valdeci Cavalcante afirma que isolamento está causando impactos na economia (Foto: divulgação)

Seguindo nas alegações contra as medidas tomadas pelo Governo e Prefeitura, Valdeci Cavalcante acusou os prefeitos e governadores de estarem sendo ditadores e usando das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) para "mostrar que tem poder sobre as pessoas e para torturar pessoas". 

"Tudo isso começou com essa decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou que caberia aos prefeitos e governadores baixar decretos para regular o isolamento social em casos como esse de pandemia. Mas só que eles esqueceram que a Lei 13.962 que é agora de 2020 diz que precisaria ter um laudo da Anvisa, para poder decretar esse tipo de medida, que não tem. Então na verdade os prefeitos e governadores estão se utilizando de decisão do Supremo para mostrar sua verdadeira face de ditadores, para mostrar que tem poder sobre as pessoas e para torturar pessoas. Eles imaginam que essa pandemia é apenas sanitária, mas não é. Essa pandemia é também econômica e social", explicou. 

Em resposta as declarações de Valdeci Cavalcante sobre o prefeito Firmino Filho, a assessoria de comunicação informou ao Portal AZ que: "A Prefeitura mantém os diálogos e que a abertura do comércio só vai acontecer quando tiver como fazer um processo seguro para os trabalhadores e clientes", disse. 

Conversa com Jair Bolsonaro

Valdeci Cavalcante revelou ainda a reportagem que conversou recentemente com o presidente da República Jair Bolsonaro e nesta conversa, eles trataram sobre a situação econômica do país. Nas palavras de Valdeci, Bolsonaro disse que não irá atender a vontade de prefeitos e governadores buscando evitar que o país entre em uma profunda recessão. 

Jair Bolsonaro (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

"Eu conversei com o presidente Bolsonaro, quinta da semana passada, e ele me disse que não vai abrir mão para o jeito que esses governadores e prefeitos querem. Ele vai lutar com todas as suas forças para que o Brasil não mergulhe em uma profunda resseção, profunda crise econômica e uma profunda dificuldade. ele disse para mim com muita convicção que vai lutar contra tudo e contra todos para manter a população brasileira", finalizou. 

Matéria relacionada:

Wellington Dias reúne prefeitos para articular retomada gradual do comércio no Piauí    

Comente

Pequisar