Piauí avança na revitalização ambiental e navegabilidade do Rio Parnaíba
Atualização do Plano de Recursos Hídricos prevê integração de bacias e transporte intermodal
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí (CERH-PI) aprovou, nesta terça-feira (26), a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI). A nova versão do documento contempla a revitalização e a navegabilidade do Rio Parnaíba, além da integração das bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água, priorizando regiões com maior demanda hídrica.
O secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira, destacou a importância do projeto, que alia preservação ambiental ao desenvolvimento econômico. "O transporte hidroviário é mais econômico e ambientalmente adequado, além de permitir ações de revitalização das margens do Rio Parnaíba, como medidas contra o assoreamento", afirmou Oliveira. Segundo ele, a iniciativa beneficiará os mais de 200 municípios situados na Bacia Hidrográfica do Parnaíba, garantindo acesso a recursos para melhorias e maior sustentabilidade hídrica.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O plano também se conecta ao ambicioso projeto Intermodal do Vale do Parnaíba, que integra transporte hidroviário, ferroviário e rodoviário. Essa estratégia visa facilitar o transporte de cargas, especialmente grãos produzidos no sudoeste do estado, até o Porto de Luís Correia. Em abril deste ano, o governador Rafael Fonteles apresentou a proposta a representantes de ministérios e agências nacionais, destacando seu impacto econômico para o Piauí.
De acordo com Fonteles, o Intermodal do Vale do Parnaíba é o maior projeto de infraestrutura do estado. "Será um divisor de águas para a logística de transporte no Piauí, permitindo o fluxo de mercadorias diretamente pelo nosso território, gerando mais riqueza, empregos e oportunidades para o nosso povo", ressaltou. A implementação do plano promete impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, ao mesmo tempo em que fortalece sua infraestrutura e preserva seus recursos naturais.
Fonte: Governo do Piauí