Museu do Mar do Delta do Parnaíba bateu recorde de visitantes em 2024

Com quase 90 mil visitantes, o espaço se tornou referência em educação e cultura

Por Dominic Ferreira,

O Museu do Mar do Delta do Parnaíba bateu recorde em 2024, recebendo quase 90 mil visitantes e destacando-se como um importante espaço de educação, arte e valorização das tradições regionais. As visitas escolares tiveram protagonismo ao longo do ano, permitindo que estudantes explorassem o rico acervo do museu e participassem de atividades educativas.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíMuseu do Mar do Delta do Parnaíba
Museu do Mar do Delta do Parnaíba

“As visitas escolares seguiram sendo um dos pilares da programação em 2024. Recebemos grupos de estudantes que puderam explorar nosso acervo e participar de atividades educativas. Com a exposição sobre o Delta, conseguimos estabelecer uma conexão profunda com os jovens, incentivando reflexões sobre questões históricas e culturais presentes nas peças do nosso espaço”, afirmou Ryck Costa, diretor do museu.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíCursos de dança e oficinas de teatro gratuitas fizeram parte de projetos do Museu, durante o ano.
Cursos de dança e oficinas de teatro gratuitas fizeram parte de projetos do Museu, durante o ano.

Além disso, o museu promoveu iniciativas que fortaleceram a cultura popular, como cursos de teatro e dança voltados a todas as idades. Um destaque especial foi o projeto de dança para pessoas idosas, que ofereceu aulas gratuitas, promovendo inclusão social e bem-estar.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíA biblioteca conta com variados livros, e realizou diversas atividades culturais e educativas para crianças durante o ano.
A biblioteca conta com variados livros, e realizou diversas atividades culturais e educativas para crianças durante o ano.

Outras atividades impactantes incluíram parcerias como a da biblioteca do museu com a Oficina Esperanza, que organizou eventos educativos e culturais para crianças, tais como a observação do nascimento de tartarugas e uma exposição de robótica com materiais reutilizáveis.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíO Museu do Mar recebeu em sua galeria diversas exposições de artistas plásticos locais.
O Museu do Mar recebeu em sua galeria diversas exposições de artistas plásticos locais.

Ao longo de 2024, o museu também foi palco de grandes eventos culturais, como o São João no Porto das Barcas, que trouxe apresentações de quadrilhas juninas e grupos de Bumba Meu Boi, além de uma praça de alimentação com comidas típicas.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíMuseu do Mar do Delta do Parnaíba
Museu do Mar do Delta do Parnaíba

Em setembro, o local comemorou seus três anos de existência com o Festival Porto Vivo, que uniu shows de músicos locais e uma apresentação especial da cantora Maria Gadú. Esses eventos celebraram, ainda, a restauração do Complexo Porto das Barcas, patrimônio histórico que hoje é um espaço vibrante de convivência e cultura.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíFestival Porto Vivo
Festival Porto Vivo

O museu também cativou o público com exposições itinerantes, como a Anne Frank Presente, que promoveu reflexões sobre direitos humanos e memória histórica. Complementando a mostra, o Coletivo Cabaça emocionou com um espetáculo teatral baseado no Diário de Anne Frank. Outro destaque foi o Porto no Samba, evento que ocorre todo último domingo do mês, reunindo amantes do samba em apresentações animadas.

Foto: Reprodução | Museu do Mar do Delta do ParnaíbaA exposição 'Anne Frank' aconteceu entre 15 a 23 de agosto, em 2024.
A exposição 'Anne Frank' aconteceu entre 15 a 23 de agosto, em 2024.

“O maior diferencial do museu é ser um complexo cultural que não apenas conta a história da navegação no Delta, mas também se torna um espaço vivo para os parnaibanos. Ofertamos cursos de dança, teatro, biblioteca e outros ambientes para a socialização da comunidade”, concluiu o diretor Ryck Costa. 

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar