Greve de servidores federais alcança rede de ensino e 360 unidades estão paradas

A paralisação já dura três dias e envolve servidores técnicos e docentes em 23 estados

Por Carlos Sousa,

O Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) divulgou que a greve dos servidores federais atingiu 360 unidades de ensino desde a sua deflagração na quarta-feira (3). O movimento grevista inclui tanto o quadro técnico-administrativo quanto os docentes, abrangendo unidades em 23 estados brasileiros.

Foto: José Cruz/ Agência BrasilGreve dos servidores paralisam 360 unidades de ensino em 23 estados
Inicialmente, a expectativa era de adesão em 230 unidades, mas o número superou as previsões. Algumas instituições ligadas ao Ministério da Defesa também participam da paralisação, conforme lista divulgada pelo Sinasefe.

Reivindicações e Posicionamento do Governo

Além de exigirem uma recomposição salarial variando entre 22,71% a 34,32%, os servidores solicitam a reestruturação das carreiras técnico-administrativas e docentes, revogação de normas prejudiciais à educação federal aprovadas nos governos anteriores e recomposição do orçamento, incluindo o reajuste dos auxílios e bolsas estudantis.

O Ministério da Gestão respondeu destacando o reajuste de 9% concedido em 2023 para todos os servidores federais, além do aumento de 43,6% no auxílio-alimentação. A pasta também mencionou o debate iniciado no segundo semestre de 2023 para reajustes em 2024, abrindo mesas específicas para algumas carreiras. No caso dos técnicos-administrativos educacionais, um grupo de trabalho foi formado para reestruturar o plano de cargos. O relatório final desse grupo foi entregue à ministra de gestão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos em 27 de março para subsidiar a proposta de reestruturação apresentada nas negociações.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar