Aluno do Piauí é ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

O estado trouxe para casa 46 medalhas, quase o dobro de medalhas em comparação a última competição

Por Redação do Portal AZ,

O estado do Piauí celebra um feito notável na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) de 2023, ao conquistar 46 medalhas no âmbito estadual e nacional. Esse resultado representa um aumento expressivo de 92% em relação ao ano anterior, quando o estado obteve 24 medalhas. Além disso, o Piauí garantiu sua primeira medalha de ouro em âmbito nacional.

Foto: ReproduçãoMedalhas OBFEP
Medalhas OBFEP

Com seis medalhas conquistadas em âmbito nacional, sendo uma de ouro, quatro de prata e uma de bronze, e outras 40 medalhas no estadual, sendo 13 de ouro, oito de prata e 19 de bronze, o estado destacou-se pela descentralização dos medalhistas por localização. Em 2022, todos os medalhistas eram de Cocal dos Alves, enquanto em 2023, os 46 medalhistas são provenientes de 12 municípios piauienses.

Foto: ReproduçãoHélio Henrique Gomes foi o ganhador da medalha de ouro
Hélio Henrique Gomes foi o ganhador da medalha de ouro

Hélio Henrique Gomes, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, conquistou a medalha de ouro nacional aos 16 anos. Hélio, que acumula outras conquistas educacionais, como menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e uma medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), destacou a importância do professor Francisco Vieira em sua preparação para a Obfep.

Com esse resultado, Hélio será o primeiro estudante piauiense de escola pública a participar da seletiva que escolherá até cinco representantes brasileiros para a Olimpíada Internacional de Física. A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) oferecerá ao estudante uma preparação especial em parceria com o Curso de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A conquista dos medalhistas foi elogiada pelo diretor do Ceti Augustinho Brandão, Darkson Vieira, que ressaltou o desempenho exemplar de Hélio e dos demais estudantes da escola. O secretário da Educação, Washington Bandeira, atribuiu o sucesso do Piauí na Obfep ao trabalho realizado pelo projeto Seduc Olímpica, que visa impulsionar o desempenho dos estudantes nas competições do conhecimento.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e representa um programa contínuo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A cerimônia de premiação será agendada pela coordenação de cada estado.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Comente

Pequisar