Fernanda Torres e Eunice Paiva receberão maior honraria da Câmara dos deputados
A Medalha Mérito Legislativo será concedida a atriz e a família de Eunice por indicação da deputada Mária do Rosário (PT)
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) indicou a atriz Fernanda Torres e a advogada Eunice Paiva para receberem a Medalha Mérito Legislativo, a mais alta condecoração da Câmara dos Deputados. A honraria, concedida anualmente, reconhece pessoas e instituições que contribuem significativamente para a sociedade e para a história e cultura do Brasil.
Fernanda Torres, foi indicada por dar vida a Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice Paiva. A obra retrata a luta da família Paiva após o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva durante a ditadura militar, enfatizando o papel crucial de Eunice na busca por justiça e na preservação da memória histórica.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Já Eunice Paiva, foi escolhida como símbolo de resistência e luta pela memória e justiça durante e após a ditadura militar. Como a homenagem é póstuma, a medalha será entregue a um familiar ou representante da família. Segundo a deputada Maria do Rosário (PT), a luta de Eunice “reflete a força de milhares de famílias brasileiras que enfrentaram a dor de ter seus entes queridos assassinados”.
Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo é uma iniciativa que reconhece personalidades de destaque indicadas por líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Câmara. A cerimônia de entrega da medalha está marcada para 4 de dezembro, em uma sessão solene que contará com a divulgação oficial de todos os agraciados.
Fonte: Portal AZ