Teresina inicia emissão gratuita de RG para pets a partir desta sexta-feira

Tutores de cães e gatos que enfrentam dificuldades com o cadastro digital, podem se dirigir até a sede do Espaço da Cidadania Digital, onde será emitido o documento

Por Rayfran Junior,

A partir desta sexta-feira (23), tutores de cães e gatos poderão emitir gratuitamente a Carteira de Identidade para seus pets, a partir das 9h, no Espaço da Cidadania Digital, no Centro de Teresina. A ação é promovida por meio do SinPatinhas, o Sistema Nacional de Cadastro de Animais Domésticos, lançado recentemente pelo Governo Federal.

Foto: Governo FederalRG para pets está disponível a partir desta sexta-feira (23) em Teresina
RG para pets está disponível a partir desta sexta-feira (23) em Teresina

O objetivo da iniciativa é ampliar o registro de animais domésticos no estado e facilitar o acesso ao sistema para tutores que enfrentam dificuldades com o cadastro digital. Além de Teresina, a emissão do RG Animal também será ofertada em Parnaíba, Picos, Piripiri, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato, através das Unidades de Serviços Digitais do Instituto de Cidadania Digital.

O SinPatinhas permite o registro oficial de cães e gatos, criando um banco de dados nacional com informações sobre os animais, como status de vacinação, castração e microchipagem. A carteirinha de identificação conta com um QR Code que pode ser preso à coleira, facilitando a localização dos tutores em caso de perda do pet.

Além de reforçar a proteção e o bem-estar animal, o sistema também serve como instrumento para orientar políticas públicas voltadas ao controle populacional ético de cães e gatos no Brasil. Segundo dados oficiais, mais de 35% desses animais vivem nas ruas ou abrigos.

A adesão ao SinPatinhas é totalmente gratuita para tutores, ONGs, estados e municípios.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar