Governador diz que isolamento social vem dando tempo ao Piauí para evitar colapso na Saúde

Wellington Dias afirmou que não é o momento para reabertura do comércio

Por Jade Araújo,

O isolamento social, medida usada para conter o avanço do novo coronavírus em todo mundo, vem dando ao Piauí tempo. Em live realizada nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (29), o governador Wellington Dias falou das estratégias que vem sendo traçadas para que o sistema de saúde não entre em colapso. 


Wellington Dias - Foto: reprodução

De acordo com dados apresentados durante a live, o Piauí conta hoje com 180 leitos de UTI, com 60 ocupados, sete leitos de estabilização em Teresina e 26 no interior, com um ocupado em cada situação, além dos 110 ocupados dos  738 leitos clínicos disponíveis. 

Segundo o governador, as medidas de isolamento vêm dando tempo para que o sistema de saúde cresça e possa atender os infectados por covid-19.

‘’Ainda tem muita gente teimando e desobedecendo (...) Lembra de quanto era a previsão de óbitos sem o isolamento social? 18 mil óbitos. A gente não pode duvidar disso. O Piauí é um desses lugares que podemos evitar colapso na rede. Mas eu preciso de tempo, eu preciso de tempo para ampliar a rede. Eu sei que vai crescer. Mas eu quero que todas as pessoas que precisarem tenham condição de atendimento. O risco de um surto deve se minimizado. Medidas preventivas devem ser implementadas em locais e trabalho. As pessoas ao sair de casa tem que usar a máscara’’, explicou. 


Ampliação da rede de saúde pretende prevenir colapso - Foto: reprodução

Comércio 

Ainda durante a live, o governador Wellington Dias comentou que não é o momento certo para reabertura do comércio. “Eu também penso na retomada das atividades, da economia, mas eu só quero fazer isso num momento adequado, ainda não é o momento, estamos subindo contaminação e pessoas infectadas. Quero pensar nos entes queridos dos 24 óbitos que tivemos no estado. É uma grande perda para todos nós”, disse. 

Durante a apresentação, Wellington citou exemplo de estados vizinhos, como o Pernambuco, com mais de cinco mil casos e o Ceará. A exemplo disso, foi pontuado o crescimento dos casos no Piauí que hoje já chega a 454. 


Dados apresentados pelo Governo do Estado- Foto: reprodução

Segundo o gráfico com os números de casos e óbitos por dia, o estado apresentou um crescimento a partir do dia 13 de abril, data do início das testagens rápidas, quando saltou de 58 para 454. O número de óbitos teve um salto a partir do dia 17 de abril, passando de oito para 24. 

Com esses dados, a ampliação do número de testes para todos os municípios tem sido uma das estratégias adotadas para monitorar a pandemia no estado. 

“Eu tenho consciência como governador que vamos perder vidas, estamos com uma linha com uma tendência, não dá para dizer ao certo quando será o pico (...) Conclamo prefeitos para acelerar os exames, a partir desse mapa nós ajustamos nossas estratégias. Se o seu município aparece sem confirmação de casos é para permanecer em alerta, muita gente que não é contaminada, nem sintoma tem. Estamos pedindo mais exames para ter a real ideia de casos contaminados”, afirmou. 

Matéria relacionada:

Mais duas mortes por coronavírus são registradas no Piauí e número de óbitos chega a 24

Comente

Pequisar