Prefeitura renova contrato com empresa de coleta de lixo que paralisou serviços

O novo documento vale por um período de 180 dias

Por Redação do Portal AZ,

A Prefeitura de Teresina anunciou, nesta terça-feira (13), que a empresa Litucera segue responsável pela coleta do lixo na capital. No último mês, a empresa paralisou o serviço diversas vezes por conta de impasses com a gestão municipal. Um novo contrato foi assinado para que a empresa preste os serviços por mais seis meses, quando deve haver um novo processo licitatório.

Foto: Wanderson CamêloProjeto tecnológico pretende modernizar a coleta de lixo em Teresina
O contrato deve garantir o fim das paralisações na coleta do lixo em Teresina

A empresa em questão é apontada como responsável pelas paralisações que resultaram no acúmulo de lixo por toda a capital. Na ocasião, a prefeitura acusou a empresa de paralisar as atividades sem motivo, afirmando que os pagamentos estavam regulares.

De acordo com a prefeitura, o contrato anterior com a empresa estava programado para encerrar em 9 de junho. A SEMA (Secretaria de Administração) tomou medidas emergenciais para contratar os serviços de limpeza pública. Entretanto, houve uma intervenção do Tribunal de Contas do Estado, que exigiu ajustes no termo de referência e na documentação das empresas participantes. 

James Guerra, Secretário da SEMDUH, informou que a Litucera ganhou o contrato porque as demais empresas que participaram do processo licitatório recém-aprovado não cumpriram as condições do documento. "Entretanto, nas fases seguintes, nenhuma empresa restou habilitada, seja pela falta de documentação jurídica, seja por não ter apresentado o corpo técnico de engenheiros, administradores e contadores necessários ao projeto solicitado pela prefeitura. Fracassada essa emergencial feita na SEMA, restou-nos muito pouco tempo até a finalização desse contrato agora do dia 09 de junho", explicou James Guerra.

Desta forma, a SEMDUH e as SAADs (Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas) solicitaram uma dispensa emergencial que tramitou na última semana. Durante esse processo, foram recebidas quatro propostas, sendo três delas apresentadas presencialmente na SEMDUH. Depois de análise e mapeamento de preços, a Litucera foi selecionada como empresa vencedora, que assinou o contrato com as SAADs e a SEMDUH por mais 180 dias - seis meses.

Matérias relacionadas:

Depois de acordo, prefeitura acusa empresa de não liberar caminhões de limpeza

Empresa bloqueia acesso a caminhões da coleta de lixo

Justiça proíbe novas paralisações do serviço de limpeza pública em Teresina

Fonte: Com informações da PMT

Comente

Pequisar