Neurocientista brasileiro revela descobertas cruciais na doença da vaca louca

Fabiano de Abreu Agrela tem se dedicado a explorar métodos de diagnóstico que podem ajudar médicos a identificar a doença em estágios mais iniciais

Por Redação PortalAZ,

O neurocientista brasileiro, pós-PHD em neurociências, Fabiano de Abreu Agrela, publicou um artigo documentando avanços significativos no estudo da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). A pesquisa tem o potencial de fornecer informações cruciais para a compreensão e o tratamento dessa doença neurológica rara e devastadora.

Foto: MF Press GlobalDr. Fabiano de Abreu Agrela RodriguesDr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues

A DCJ é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta o sistema nervoso central e, infelizmente, não possui cura. Ela é caracterizada por uma rápida deterioração das funções cerebrais, levando a sintomas como alterações de humor, problemas de coordenação, declínio cognitivo, convulsões e, em estágios avançados, demência. A rápida evolução da doença a torna um desafio tanto para os pacientes quanto para os médicos.

Dr. Fabiano de Abreu documentou um estudo de caso de um paciente do sexo masculino com 46 anos de idade, que iniciou com queixas de dores nas pernas sem melhora com uso de medicações e sessões de massagens. Após alguns meses, evoluiu com queixas de vertigem, zumbido, dor de cabeça, dificuldade na fala, diminuição de força muscular. O homem teve a identificação precoce e precisa da DCJ. 

O neurocientista tem se dedicado a explorar métodos de diagnóstico mais eficazes, que podem ajudar os médicos a identificar a doença em estágios mais iniciais, quando o tratamento e o suporte ao paciente podem ser mais eficazes. Um dos destaques da pesquisa é a utilização de exames de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, para fornecer detalhes valiosos sobre as alterações cerebrais associadas à DCJ. Esses métodos de imagem estão se mostrando fundamentais para um diagnóstico mais preciso e rápido Além disso, também a análise do líquido cefalorraquidiano, onde a presença de proteínas príon anormais é um indicativo da doença, e testes laboratoriais avançados, como o teste RT-QuIC (Real-Time Quaking-Induced Conversion).

O estudo ressalta a complexidade da DCJ e suas várias formas, incluindo a variante associada ao consumo de carne contaminada. Trabalho crucial para fornecer aos médicos ferramentas mais eficazes de diagnóstico e contribuir para futuros avanços no tratamento dessa doença devastadora.

Sobre Dr. Fabiano 

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

Fonte: MF Press Global

Comente

Pequisar