Brasileiros em Gaza podem deixar áreas de conflito nesta segunda

As negociações buscam a reabertura da fronteira com o Egito, por onde os refugiados podem ser regatados

Por Redação do Portal AZ,

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, informou nesse domingo (15) que espera que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza tenham a oportunidade de atravessar a fronteira para o Egito nesta segunda-feira (16). Segundo Candeas, "circulam rumores" entre os brasileiros em Gaza de que a fronteira será aberta na segunda-feira, e essa informação também foi confirmada por outra fonte.

Foto: Joédson AlvesAvião resgate

O grupo, composto por 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, está abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando a autorização para cruzar a fronteira. A saída depende da abertura da passagem para o Egito e da autorização das autoridades de imigração para carimbar os passaportes dos brasileiros.

O governo brasileiro planeja trazer o grupo de volta ao Brasil no avião VC-2 da Presidência da República assim que puderem cruzar para o Egito. Até agora, cinco voos de repatriação já foram realizados para trazer brasileiros e seus familiares de Israel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estiveram negociando a abertura da fronteira desde a semana passada para viabilizar o resgate do grupo. Além disso, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou que a passagem fronteiriça controlada pelo Egito na Faixa de Gaza será reaberta, e esforços estão sendo feitos em colaboração com egípcios, israelenses e a Organização das Nações Unidas (ONU) para possibilitar a entrega de auxílio humanitário à região.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar