Piauí disponibiliza bombeiros e equipamentos para auxiliar resgates no RS

A informação foi divulgada pelo Governo do Estado. Ao todo, 10 bombeiros, aeronave, pick-ups e barcos serão enviados ao Rio Grande do Sul

Por Rayfran Junior,

O corpo de Bombeiros Militar do Piauí  (CBMEPI) está disponível para ajudar na força tarefa humanitária no Rio Grande do Sul, que enfrenta uma catástrofe natural que já deixou 55 mortos. A informação foi divulgada neste domingo (5) pelo Governo do Piauí. 

Foto: CBMPRRio Grande do Sul enfrenta enchentes e inundações devido às fortes chuvas no estado
Rio Grande do Sul enfrenta enchentes e inundações devido às fortes chuvas no estado

Ao todo, 10 bombeiros militares, acompanhados de equipamentos e veículos - incluindo uma aeronave, três pick-ups e dois barcos, foram enviados para auxiliar no atendimento às vítimas do desastre.

O comandante-geral do CBMEPI, coronel José Rêgo, ressaltou a importância da colaboração mútua diante da urgência que o Rio Grande do Sul se encontra. "O momento é de extrema atenção e delicadeza. O CBMEPI se põe à disposição para prestar apoio de maneira firme e consciente, entendendo que a situação exige suporte de todos os lados, pois o objetivo é manter a população segura".

A coordenação do envio de efetivo e recursos de outros estados está a cargo do gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), conforme informou o presidente da Ligabom, coronel Washington Luiz Vaz, em comunicado divulgado no sábado (4).

Vaz destacou a importância da organização na resposta aos desastres. "O envio excessivo de recursos de forma não organizada pode sobrecarregar o estado afetado e acabar por prejudicar a operação. Além disso, o tempo do desastre que assola o Rio Grande do Sul não tem previsão de encerramento, sendo possível e provável a necessidade de revezamento".

O CBMEPI aguarda orientações da Ligabom para coordenar o envio de recursos e efetivo para auxiliar nas operações de socorro e assistência às comunidades afetadas no Rio Grande do Sul.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar